Terrakota Ceramic aparece com nova expressão cerâmica

BEST PORTUGAL BRANDS

Artigo de Ana Águas

A Terrakota Ceramic transforma o barro num meio de expressão autêntico, um encontro entre a memória e o design

Os saberes antigos são como raízes invisíveis — sustentam, nutrem, atravessam gerações. Na Terrakota Ceramic, esses saberes ganham nova expressão, aliando tradição e design contemporâneo. 

Terrakota Ceramic

Liliana Silva, é a artista ceramista que dá forma às peças da Terrakota, que são verdadeiras declarações de amor ao barro, com alma portuguesa e design contemporâneo. Cresceu em Barcelos, terra de tradição cerâmica e numa família de ceramistas, o que lhe permitiu desenvolver desde muito cedo uma paixão pelo barro e pelas infinitas possibilidades de expressão artística que ele oferece.   

Apesar de crescer imersa na cerâmica, Liliana partiu para Londres para estudar Design de Moda e Design de Calçado. Durante os cinco anos que lá viveu aproveitou para explorar a cidade e aprofundar-se no mundo da arte, o que alimentou ainda mais a sua sede de criar. Esta experiência em Inglaterra assim como as diversas viagens que fez, foram cruciais para perceber a importância da exploração criativa, algo que se tornaria essencial no seu crescimento pessoal e profissional.

Terrakota Ceramic

Depois de concluir os estudos a artista tomou a decisão de mudar o seu percurso profissional, escolhendo regressar às origens e escolher a cerâmica como linguagem artística. Integrou-se na empresa cerâmica do seu pai e teve a oportunidade de dar asas à sua imaginação e de criar peças suas. Esta experiência foi determinante no seu desenvolvimento artístico, criando uma base sólida para o seu futuro na cerâmica. 

Em 2022 Liliana fundou a sua marca – Terrakota by Liliana Silva, com a qual conseguiu consolidar a sua identidade artística e inovadora. Hoje as suas criações de formas originais e cores vibrantes estão presentes em várias lojas e galerias internacionais.

Terrakota Ceramic

 A Terrakota Ceramic é um exemplo inspirador de como os saberes tradicionais podem renascer no presente, com alma antiga e forma contemporânea.

Enraizada no seu território, a marca valoriza a herança cultural, preservando-a enquanto se projeta para o futuro, sempre com foco na inovação. Comprometida com a sustentabilidade e com a excelência, reflete o respeito pelo ambiente. Cada peça da Terrakota Ceramic é um testemunho de arte e território, celebrando a autenticidade e a ligação profunda às raízes locais.

___

Para conhecer mais histórias de Marcas e produção portuguesa, acompanhe o Blog Best Portugal Brands.