Portugal Ceramics, a promotional brand

Orgulhosos do seu trabalho, Laura Moreira e João Gilsanz Magalhães acederam amavelmente participar na Entrevista que transcrevemos.

A Portugal Ceramics é uma marca criada para promover os sub-sectores da Cerâmica portuguesa

Portugal Faz Bem esteve à conversa com os seus estrategas, Laura Moreira e João Gilsanz Magalhães que, orgulhosos do seu trabalho de criação, amavelmente acederam participar na Entrevista, que transcrevemos. Quisemos saber mais sobre os bastidores desta marca, e disseram-nos tudo.

Photo credits: (C) Isolaphotos by Gabriele CorredduWill Shoot People for Food™

 

Provavelmente enquanto lê esta entrevista a equipa da Portugal Ceramics estará presente na conferência AIA Conference in Architecture 2023, em São Francisco (USA). Neste evento a indústria da arquitectura, engenharia e construção irá encontrar-se para definir e desenhar o seu contributo para a construção do futuro e Portugal Ceramics estará a participar e a contribuir para a construção de um mundo melhor e mais sustentável, com a Cerâmica portuguesa.

O que é a Portugal Ceramics, quem a fundou e quando?

A Portugal Ceramics é uma marca promocional criada por vontade da APICERAssociação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, e dos seus associados, com o objectivo de promover os sub- sectores da Cerâmica Utilitária e Decorativa, e Cerâmica de Pavimentos e Revestimentos nos mercados internacionais.

Esta marca, que nasce no âmbito do projecto INTERCERPromoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesapretende aumentar a notoriedade da cerâmica portuguesa e definir um novo posicionamento que se quer relevante para os diferentes actores envolvidos (architects, interior designers, decoradores, retalhistas, utilizadores finais, etc.), autêntico e diferenciador.

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De modo a atingir este propósito a Portugal Ceramics, tem promovido activações que têm contribuído para aprofundar o conhecimento, por parte dos mercados internacionais, do carácter único das empresas portuguesas e do valor das soluções que concebem e produzem. A Portugal Ceramics dá a conhecer as marcas de cerâmica Portuguesas, sublinhando o seu carácter inovador e autêntico através de uma assinaturathe Art of Possibilityque traduz a capacidade demonstrada pelas empresas portuguesas, e dos seus profissionais, para transformar ideias em soluções tangíveis.

A marca foi recentemente premiada nos prestigiados German Design Awards na categoria de ‘Excellent Communication.

Qual o espaço no mercado português que a Portugal Ceramics vem ocupar? And internationally?

Como referido na resposta à questão anterior a marca Portugal Ceramics tem como propósito principal a promoção internacional da cerâmica Portuguesa.

Quantas são as marcas que a Portugal Ceramics representa e qual o critério de agregação?

To score Portugal Ceramics, representa a cerâmica Portuguesa, enquanto sector. Ainda que a iniciativa tenha partido da APICER, e das empresas suas associadas, todas as actividades de promoção da marca abrangidas pelo projecto INTERCER (suportado por um SIACSistema de Apoio a Ações Coletivas) têm carácter universalistaou seja, o usufruto dos benefícios resultantes das actividades decorrentes do INTERCER deve ser acessíveis a todas as empresas independentemente de serem associadas da APICER.

What is your common denominator?

Quando falamos de cerâmica Portuguesa, falamos de um universo de empresas, muito diverso. Desde logo, temos os diferentes sub-sectores, e dentro de cada um deles temos empresas com estratégias distintas, com produtos diferentes, que estão presentes em mercados diferentes através de canais de distribuição diferentes. Encontrar o chão comum num sector tão heterogéneo acabou por ser o exercício central na definição da estratégia desta marca.

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Aliás, o grande desafio prendeu-se, precisamente, com a definição de um posicionamento que fosse verdadeiro, autêntico e diferenciador. Historicamente, a cerâmica portuguesa, está associada a qualidade. However, a qualidade já não é um factor distintivo, é sim um requisito obrigatório para competir. Ou seja, verdadeiramente não existia uma ideia concreta, no que ao posicionamento diz respeito, que ajudasse as empresas portuguesas a destacarem-se, com verdade, dos demais competidores internacionais. Infelizmente, as empresas portuguesas (não só deste sector) enfrentam muitas vezes a ideia que se associou a Portugal de best deal, o que remete imediatamente para a pressão no preço.

 

Durante a fase de definição da estratégia focámo-nos em criar uma marca que fosse verdadeira e que representasse a essência das empresas de cerâmica Portuguesas.
Procurámos incessantemente as respostas ás seguintes perguntas:

O que torna a cerâmica portuguesa única? Quais são as especificidades que cerâmica portuguesa deve dar a conhecer ao mundo? Por que deve alguém escolher a cerâmica portuguesa em detrimento de cerâmica de outra proveniência? Porque motivo é que a proveniência Portugal deve ser valorizada?

A qualidade já não é um factor distintivo, é sim um requisito obrigatório para competir.

Concluímos que o denominador comum estava alicerçado no caráter resoluto com que as empresas portuguesas encaram os desafios colocados pelos seus clientes. Um carácter formado por legado, know- how, artesanato, criatividade, design e inovação. E, acima de tudo, algo único que fala através de cada peça de cerâmica que criamos. Um desejo obsessivo de entregar o que, muitas vezes, aos olhos dos outros, parece quase impossível. A vontade incomparável de oferecer o que os clientes precisam e querem. A vontade de descobrir uma resposta para um problema específico, para encontrar uma solução onde outros competidores não veem nenhuma. A nossa atitude ímpar para entregar os pedidos especiais, satisfazer as especificações exigentes, o feito à medida. Entregar o excepcional, todos os dias. E assim, o posicionamento por nós definido centrou-se na ideia de masters of possibility.

Como caracterizam o mercado da cerâmica Portuguesa, taking into account its quality and innovation?

A qualidade da cerâmica Portuguesa é reconhecida pelo mercado e as empresas Portuguesas têm investido na inovação, não só do produto, como também do processo. As exigências associadas à sustentabilidade do planeta, e da sociedade, estão, obviously, a colocar enormes desafios às empresas. Ainda assim, queremos acreditar que este é, não só o caminho certo, como também, poderá poderá ser, no futuro, um factor competitivo diferenciador que ajude a combater os efeitos do dumping social e ambiental que as enfrentam, tão injustamente, por parte de outros competidores internacionais, nomeadamente os asiáticos.

https://youtu.be/qUjS5dpjjJA

 

Qual a unicidade da cerâmica portuguesa em contexto global?

Remetemos a resposta para uma das respostas anteriores e para o posicionamento que foi definido. Ainda assim queremos sublinhar que devemos, de novo, atender à heterogeneidade do sector para responder à questão. Portugal é, por exemplo, o maior produtor de louça utilitária de grés na Europa e o segundo maior no mundo. Esta posição está alicerçada na nossa capacidade inovadora, no design, na qualidade e, também, no nível de serviço. Os maiores players do sector, que iniciaram o seu percurso enquanto fornecedores de cadeias de retalho (ou seja, produziam para marcas próprias) estão agora, também, e com muito sucesso a desbravar caminho com as suas marcas de fabricante. Este investimento, por parte destas empresas Portuguesas, tem sido crucial, para a afirmação da autoridade e notoriedade da cerâmica Portuguesa.

A criação desta marca, e as iniciativas que têm sido implementadas, são fundamentais para a notoriedade e autoridade das empresas portuguesas do sector da cerâmica. Esta iniciativa apresenta as empresas em conjunto sublinhando a sua complementaridade e a diversidade, positiva, do sector.

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A Portugal Ceramics tem partilhado que irá estar presente na Feira de Milão. Qual a estratégia que levam para se destacarem das demais apresentações?

À data da nossa resposta a Portugal Ceramics marcou presença na Milan Design Week (e em simultâneo na BAU em Munique). Neste momento estamos na Berlin Design Week. A opção pela presença nestes dois eventos justificou-se essencialmente pela nossa forte convicção de que as empresas, e marcas, Portuguesas têm que ser vistas como mais do que um “centro de produção”. É extremamente importante afirmar a nossa competência na vertente de design. Elevar objectos que qualquer pessoa pode ter em casa ao estatuto de obra de arte foi a forma encontrada para exibir peças que na sua concepção cruzam o nosso legado, our culture, o design contemporâneo, as tradições, o saber fazer tradicional e a tecnologia. O objectivo foi claramente colocar o design e a qualidade da cerâmica utilitária e decorativa portuguesa em dois prestigiados palcos internacionais.

 

Qual o impacto desta feira nos negócios das marcas que se fazem representar?

Portugal Ceramics está a trabalhar essencialmente a notoriedade. As diferentes activações que a marca tem promovido têm sempre esse propósito. Não existe uma lógica transacional.

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Portugal Faz Bem is a new portal

Qualquer iniciativa que dê um contributo positivo para a dinamização das empresas portuguesas é uma boa iniciativa. Em Portugal, tal como noutros países, há produtos com excelente qualidade, quer ao nível do design quer ao nível do fabrico. Mas a comunicação, nomeadamente através da criação e gestão de marcas, é uma variável que pode definir a maior ou menor capacidade da empresa prosperar no mercado e aportar mais valor.


Os estrategas

 

Laura Moreira é fundadora e diretora criativa na Super. Licenciada em Design e mestre em Design Editorial, sempre teve um vínculo muito forte com design de identidade. Vê o design como um veículo de comunicação entre o propósito da marca e o seu público alvo. Na Super gere e equipa de design e desenvolve a ponte entre o departamento de estratégia e o design.

 

João Gilsanz Magalhães é um dos fundadores, e director de estratégia, da Super. É licenciado em Engenharia e Gestão Industrial e detém um MBA. Durante os seus primeiros 15 anos de actividade profissional foi consultor na Deloitte e na Porto Business School, onde desenvolveu projetos de consultoria e formação em empresas de referência, em vários sectores de atividade. 10 anos atrás abraçou o universo do branding e actualmente dedica-se a pensar estratégia para as marcas dos seus clientes e a criar identidades verbais.

 

Laura Moreira é fundadora e diretora criativa na Super. Licenciada em Design e mestre em Design Editorial, sempre teve um vínculo muito forte com design de identidade. Vê o design como um veículo de comunicação entre o propósito da marca e o seu público alvo. Na Super gere e equipa de design e desenvolve a ponte entre o departamento de estratégia e o design.

 

João Gilsanz Magalhães é um dos fundadores, e director de estratégia, da Super. É licenciado em Engenharia e Gestão Industrial e detém um MBA. Durante os seus primeiros 15 anos de actividade profissional foi consultor na Deloitte e na Porto Business School, onde desenvolveu projetos de consultoria e formação em empresas de referência, em vários sectores de atividade. 10 anos atrás abraçou o universo do branding e actualmente dedica-se a pensar estratégia para as marcas dos seus clientes e a criar identidades verbais.

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