A Tradição da Lã da Serra da Estrela
CURADORIA PORTUGAL FAZ BEM
“A Tradição da Lã da Serra da Estrela” dá a conhecer os Lanifícios locais num modelo de Turismo Industrial
O Roteiro “A Tradição da Lã da Serra da Estrela” dá a conhecer os Lanifícios locais através de visitas de Turismo Industrial realizado a partir da cidade do Porto ou Coimbra, para conhecer a tradição dos lanifícios da Serra da Estrela e sua evolução através dos tempos, visitando centros de património industrial e modernas instalações fabris em funcionamento.
O programa de 1 dia, tem início nas actuais instalações da Burel Factory, segue para o Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, onde se apresenta a história e técnicas de tratamento dos lanifícios, e finaliza com a visita à New Hand Lab, ambos últimos na Covilhã.
OS LOCAIS DE VISITA
A Tradição da Lã da Serra da Estrela
Burel Factory
É uma marca portuguesa nascida na Serra da Estrela. Um projecto de recuperação de património que deu uma nova história à indústria da lã da região, revitalizando o burel – tecido ancestral usado pelos pastores da montanha, tornando-o sinónimo de cor, design, criatividade e sustentabilidade.
Museu de Lanifícios da Beira Interior
Tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas, num território que, tendo por matriz a Serra da Estrela e centro histórico a Covilhã, cedo se abriu aos contactos internacionais. É um museu com dois núcleos situados em edifícios históricos, com um acervo muito completo e intervenções de adequação exemplares.
New Hand Lab
A antiga António Estrela, que fora reconhecida internacionalmente pela qualidade da sua produção, deu passo a um centro de promoção da criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas. O seu imenso espólio de fios de lã, maquinaria e equipamento estão agora a disposição da comunidade artística e criativa.
Duração: 2 dias
Roteiro de Turismo Industrial: A Tradição da lã da Serra da Estrela
Grupo: até 10 pessoas. Mínimo 6;
Tipologia: Visita de Turismo Industrial, Criativo, Cultural e Patrimonial;
Grau de dificuldade: fácil.
Reserva: Contactar isabel.maria@portugalfazbem.pt;
Valor: a informar conforme nº pessoas.