CONFERÊNCIA E FÓRUM FAZ BEM
Marcas Portuguesas, Design, Produção Sustentabilidade e Turismo Industrial

Temos o prazer de ter no percurso da criação desta plataforma, a organização e realização da Conferência dedicada ao Design e Produção portuguesa, da Indústria à Manufactura – PORTUGAL FAZ BEM 3DAYS’SUMMIT.

TEMAS PRINCIPAIS

Design: Últimas tendências e inovações no design português, com ênfase em como a estética e funcionalidade estão a moldar as marcas contemporâneas.
Produção: Discussão sobre as práticas de produção modernas e tradicionais que se mantêm e inovam as marcas portuguesas, destacando casos de sucesso e desafios superados.
Sustentabilidade: Referência a iniciativas sustentáveis implementadas em Portugal, Brasil e Espanha, incluindo práticas de produção ecológicas, economia circular e a integração de materiais sustentáveis.
Turismo Industrial Vivo: O Turismo Industrial como uma nova forma de experienciar e promover a indústria portuguesa, conectando turistas e profissionais com o processo de produção e a história das marcas.

OBJECTIVOS
Conversas e Fórum Internacional.

Inspirar e Capacitar: Promover o conhecimento e a inovação entre os participantes, e proporcionar a partilha de insights valiosos e inspirações para o desenvolvimento de novos projectos e colaborações.
Promover o Networking: Criar oportunidades para networking entre profissionais do sector e também com o público, permitindo a troca de ideias e o estabelecimento de parcerias estratégicas.
Destacar a Excelência Portuguesa: Celebrar e divulgar as marcas portuguesas que estão a liderar com design inovador, produção de qualidade e práticas sustentáveis.

PFB CARTAZES

DIA 1
TEMA
“Como vai o nosso Design?”

placeholder

12/5 . 10.00H 
Lisboa como plataforma de tradução e interpretação do Design, por Pedro d’Orey da QuartoSala com participação especial do Designer Jader Almeida.

12/5 . 11.30H
Signatário do Movimento Marcas por Portugal e pela Sustentabilidade“, Nuno Matos Cabral, fundador do Nuno Matos Cabral Design Studio e partilha de um seu percurso como Designer de Interiores​.

DIA 2
TEMA
“Produção e Sustentabilidade”

13/5 . 10.00H – À Conversa com…
João Mendes Ribeiro, proprietário do Atelier João Mendes Ribeiro, Catarina Cardoso, Direcção de Marketing da Fábrica da Viúva Lamego, Vera Fino, Direcção da Manufactura das Tapeçarias de PortalegreVânia Fernandes, proprietária da Casa Modesta.

13/5 . 11.30H 
Inês Cottinelli, co-proprietária da Daciano da Costa Design, Emília Ferreira, Direcção do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Paulo Carvalho da Direcção da Value Flow e da Seeds e Laura Moreira, Co-fundadora e Gestão do Tellus – Rethinking Tourism.

FÓRUM PORTUGAL FAZ BEM
MARCAS PORTUGUESAS, BRASIL E ESPANHA
Histórias inspiradoras sobre Design, Interpretações e Contemporaniedade.

“Futuros em ação” e “Inovação no feminino”, edição BR e ES.
Curadoria por Portugal faz Bem e Sofia Dias, Coolhunter do projeto Dream it . Make it

13/5 . 14.30H – A Inspirar-me com…
O meu percurso e a minha relação com Portugal“, por Brunno Jahara.

13/5 . 15.00H
Portugal Manual é 100% Contemporâneo“, com Filipa Belo.

13/5 . 15.30H
A Sustentabilidade da Terra no Turismo“, por Filipa Cabrita e Tânia Teixeira do Cru Atelier.

13/5 . 16.00H
Vidro e VICARTE: Making Glass in Portugal“, por Roberto Weiley da Vicarte.

DIA 3
TEMA
“Um Turismo Industrial atraente!”

14/5 . 10.00H – À Conversa com…
Teresa Ferreira, Diretora do Departamento Dinamização de Recursos, do Turismo de PortugalAlexandra Alves, Chefe da Unidade de Turismo na Câmara Municipal de S. João da MadeiraGonçalo Rebelo de Almeida, Administrador e Board Member do Grupo Vila Galé Rita Salvado, Directora do Museu dos Lanifícios da Beira Interior.

14/5 . 11.30- À Conversa com…
Isabel Costa
, fundadora e proprietária da marca Burel FactoryJoaquim Lima, Director-Geral da Associação Portuguesa da Cortiça, António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups e Carlos Coelho, Presidente da Ivity e co-fundador da Portuguese Mask e Marcas por Portugal.

FÓRUM PORTUGAL FAZ BEM
MARCAS PORTUGUESAS, BRASIL E ESPANHA
Histórias inspiradoras sobre Design, Interpretações e Contemporaniedade.

“Futuros em ação” e “Inovação no feminino”, edição BR e ES.
Curadoria por Portugal faz Bem e Sofia Dias, Coolhunter do projeto Dream it . Make it

13/5 . 14.00H – A Inspirar-me com…
Tendências, Inovação e Futuro” com Sofia Dias, Coolhunter do projecto Dream it . Make it.

14/5 . 14.30H – A Inspirar-me com…
O estado do Design Brasileiro, Direções para o Futuro e Partilha de Inspirações” com Lili Tedde.

14/5 . 15.00H – A Inspirar-me com…
Moda circular e sustentabilidade: o caso da Refazenda” com Magna Coeli e o projecto Refazenda.

14/5 . 15.30H – A Inspirar-me com…
Material driven design: novas oportunidades de repensar o design pela matéria” com Lara Alvarez.

14/5 . 16.00H – A Inspirar-me com…
Food design: um campo crítico, ético e estético em aberto“, com Nicole Vindel.

14/5 . 16.30H O luxo como máquina de fabricar sonhos: colaborações entre marcas e artistas“, com Lucrécia Pítarro.

14/5 . 15.00H – A Inspirar-me com…
A arte, design e cultura como papel fundamental do ativismo negro interseccional e na responsabilidade social” com a arquitecta  Stephanie Ribeiro.

FÓRUM PORTUGAL FAZ BEM
MARCAS PORTUGUESAS, BRASIL E ESPANHA
Histórias inspiradoras sobre Design, Interpretações e Contemporaniedade.

Receba Vouchers com ofertas de Marcas Portuguesas e Experiências de Turismo Industrial.

SEJA MEMBRO OU SUBCREVA

SOBRE OS EVENTOS

Uma fonte incomensurável de inspiração é o que temos encontramos na pesquisa por Marcas Portuguesas, da Indústria à Manufactura, para os espaços que habitamos e objectos com que vivemos todos os dias, para as integrar num só sítio mapeado.

As histórias que temos ouvido e partilhado nos Encontros que promovemos ao longo dos 2 últimos anos destacam objectos, autorias e modos de produção únicos que queremos continuar a dar a conhecer, e assim contribuir para o crescimento da Marca Portugal.

SOBRE A 2ª EDIÇÃO

Assim decidimos partir para a criação de um novo formato de Conversas, desdobrando os temas “Arquitectura & Design, Produção Portuguesa e Turismo Industrial” em 3 dias, e proporcionar um momento de partilha mais intenso, mais dinamizador e catalisador de boas práticas.

Depois de uma execelnte 1ª Edição, temos vindo a trabalhar numa 2ª Edição – a Agenda de Maio 2021 e irá sofrer actualizações, mas mantém-se como inspiração, já que o formato resultou muito bem!
Pensamos num modelo híbrido, com exposições, talks, transmitidos em streaming e muito mais, a partir de um local a divulgar brevemente.