MINI DESIGN SUMMIT
Para Amantes do Design, da Indústria e do Turismo 

Temos o prazer de ter a nosso cargo a curadoria da participação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) na Lisbon Design Week’24, apresentando uma dinâmica especial da sua Loja Art, Books & Living.
Nesta colaboração única, o MNAC destaca a importância do design contemporâneo na expressão artística e cultural de Portugal. Através de uma cuidadosa curadoria, destacamos marcas e designers nacionais que representam parte do melhor do talento criativo do país.

Junte-se a nós nesta celebração do design português, onde a tradição encontra a inovação e a criatividade se torna uma expressão de identidade nacional. 

PROGRAMA
Workshops, Masterclasses,
Apresentações, Talks.

É tudo sobre Design!
Sofisticado. Natural. Contemporâneo. Sustentável.
Reciclado. Industrial. Slow. Circular.
Minimalista. Orgânico. Vintage. Futurista. Artístico. Tecnológico. Étnico. Funcional.

Venha conhecer a diversidade do Design Português, desde o sofisticado ao natural, do contemporâneo ao sustentável, do reciclado ao industrial, do slow ao circular, e descubra as histórias por trás de cada criação. Venha conhecer o design vivo, os seus autores e as suas histórias, quem define a nossa cultura e identidade actual.

LOJAMNAC LDW24

FAÇA P.F. A SUA INSCRIÇÃO

22 maio – 10h . 18h

Mokki design
1 3

22/5 . 10.45H – MOKKI DESIGN
Mokki Design é uma Marca de Iluminação, mobiliário e objectos. Nesta Conversa com a Mónica e a Nazaré vai ficar a conhecer a sua história, e o seu processo criativo.

SLOW maos
Slow

22/5 . 11.30H – SLOW
Slow é uma marca de produtos naturais dedicada a desacelerar e promover um tratamento mais consciente do mundo. Venha conhecer como o faz nesta Apresentação.

Corkbrick
AIRBNB v1

22/5 . 12.15H – CORKBRICK
Corkbrick cria estruturas modulares sustentáveis para que qualquer pessoa possa criar o seu espaço ou mobiliário. Venha conhecer o propósito da marca e do produto.

Azulcer TiagoCordeiro
6 1

22/5 . 14.30H – AZULCER
Nesta apresentação, a Azulcer vai mostrar como uma pequena fábrica de azulejos artesanais chega além fronteiras pela arte do seu saber-fazer, reconhecida por um dos maiores artistas portugueses.

Reshape 1
Reshape 7 jpg

22/5 . 15.15H – RESHAPE.CERAMICS
Reshape Ceramics cria e produz peças de cerâmica únicas em modelo de apoio social. Nesta Apresentação a Sónia Ferreira vai expor um pouco do processo criativo da marca.

resk8 2 e1713907298633
resk8 1

22/5 . 16.00H – RE.SK8
Re.SK8 faz mobiliário e acessórios a partir de skates partidos. Neste Workshop o Francisco Varela vai mostrar a sua técnica e criatividade.

CORQUE Lagarta Stool Ana Mestre SUSDESIGN CREATIVE DIRECTOR 1 e1713907365386
CORQUE CELLULA SHELF SYSTEM by SUSDESIGN Studio DESIGN Design By Ana Mestre Rasim Savaskan2

22/5 . 17.15H – SUSDESIGN
Susdesign  é uma marca que combina na sua génese a utilização de materiais naturais e de baixo impacto. Nesta Masterclasse a desgner Ana Mestre vai explicar como.

23 maio – 10h . 18h

Joana Beirao
LISBON DESIGN WEEK PORTUGAL FAZ BEM

23/5 . 10.00H – PORTUGAL FAZ BEM
Venha assistir à apresentação sobre Portugal Faz Bem, numa conversa de partilha, onde não faltarão os tópicos sobre Empreendedorismo e Design Thinking.

Stork 1
stork 1 1

23/5 . 11.30H – STORK
Stork é a simbiose perfeita entre a Pedra Natural e a Cortiça. Nesta Masterclass vai expor com a sua parceira Olivah, o mundo da inovação da pedra.

olivah
Olivah 11 1

23/5 . 11.30H – OLIVAH
Olivah olha a pedra por dentro, para além do que é bruto. Nesta Masterclass vai expor com a sua parceira Stork, o mundo da inovação da pedra.

oficina166 2
oficina166 3

23/5 . 14.30H – OFICINA 166
Oficina 166 tem o fio como matéria-prima e é fruto de uma mudança de vida dedicada à arte têxtil. Nesta Conversa a Diana Cunha vai contar como a sua Marca nasceu e tem crescido.

Feltrando 1
Feltrando

23/5 . 15.15H – FELTRANDO
Inspirada na tradição local, a Feltrando é uma empresa que se dedica ao feltro, material bruto que tem sido um símbolo cultural e económico na região norte de Portugal.

ARTIGOS ALTO 2
1 21

23/5 . 16.00H – FLOWCO
Flowco resolve o problema dos resíduos desde o início da cadeia de valor. Nesta Masterclass o António e o Sebastião vão explicar um pouco do seu processo produtivo.

Catarina Darono
darono eucharis pouf aqua and space blue sustainable EDIT

23/5 . 16.45H – DARONO
Darono recupera desperdícios da indústria para desenvolver mobiliário têxtil, para indoor e outdoor. Nesta conversa propõe uma partilha de ideias sobre conceitos de upcyling, preservação do artesanato e cadeias de valor. 

Founders DAMfurniture
dam Portugal faz bem

23/5 . 17.30H – DAM
Dam é uma Marca de peças de Mobiliário e Acessórios. Neste Workshop a Joana e o Hugo vão dar a conhecer como trabalham a cortiça e a madeira nas suas peças.

24 maio – 10h . 12h

MNAC Design Talks

LDW MARCO GOUVEIA MANC

Que disse que o Marketing Digital não é tema de Museu?
Pois é com grande entusiasmo que dedicamos este dia à exploração das interconexões entre Design e  Marketing Digital! Para tal preparamos dois momentos que não vai querer perder!

24/5 – Sexta, 10h.00h

Masterclass Digital Trends – The Future Consumer

Pedro Batalha e Filipa Caldeira by NEST – Centro de Inovação do Turismo

Venha viver um momento de imersão no mundo das Tendências Digitais que estão a moldar o futuro do mercado online, assistindo presencialmente a uma Masterclass Online com abordagem a insights valiosos, sobre os avanços mais recentes em tecnologia e comportamento do consumidor, com o nome “Tendências Digitais e o Consumidor do Futuro”.
Será um momento que servirá de mote para a conversa que se seguirá, em que se falará sobre como alcançar o sucesso das Marcas, no ambiente digital actual.

24/5 – Sexta, 11h.00h

Criatividade e Estratégias entre Design e Marketing Digital

Marco Gouveia  – Consultor de Marketing Digital – MARCO GOUVEIA

Entusiasta do Search e Marketing Digital, começou como Community Manager antes de se especializar em SEM. Os seus sucessos incluem um blog de destaque e cargos na Páginas Amarelas e no Pestana Hotel Group. Fundador da sua empresa de consultoria e escola de formação, Marco acumula prémios e experiência como CEO, formador e autor, e lançou recentemete o Guia Completo de Marketing Digital em Portugal.

Preparamos com ele uma conversa, sobre os desafios resultantes da interação entre Design e Marketing Digital na construção contínua de marcas em tempos digitais, onde o SEO (Search Engine Optimization) e do SMO (Social Media Optimization).

25 maio – 16h . 19h

MNAC Design Talks

MINI DESIGN SUMMIT 2

Conversas sobre as ligações do Design aos Museus, às Cidades e às Organizações, moderadas pela Drª Emília Ferreira, Directora do MNAC e Joana Beirão, fundadora da plataforma Portugal Faz Bem.

25/5 – Sábado, 16h.00h

O Design, Coleccões, Museus e Lojas.

Bárbara Coutinho, Directora do Museu do Design e da Moda – MUDE;
Paulo Parra, Designer Industral e Coleccionador;
Sérgio Guerreiro, Senior Director do Turismo Portugal.

25/5 – Sábado, 17h.30h

O Design nas Cidades, na Excelência e nas Organizações.

Michèle Fajtmann, Organização Lisbon Design Week;
Francisco Carvalheira, Secretário Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência;
Rui TomásDesigner de Produto;
Pedro Janeiro, Partner da DesignThinkers Agency.

SOBRE O MUSEU

No coração de Lisboa e no Quarteirão das Artes Chiado ergue-se o Museu Nacional de Arte Contemporânea, um lugar onde o tempo e a criatividade se encontram em perfeita sintonia. Desde a sua fundação em 1911, impulsionada pela riqueza de obras nacionais e estrangeiras a partir de meados do século XIX, até à sua reabertura em 1994, o MNAC tem sido um farol de exploração artística e cultural. Com um compromisso inabalável com o estudo e a expansão das suas colecções, o museu mergulha nas profundezas da história e da expressão artística portuguesa, desde meados do século XIX, até aos dias de hoje.

Através de uma programação expositiva meticulosamente elaborada, o MNAC tece uma rede de conexões entre passado e presente, oferecendo uma experiência envolvente e enriquecedora para públicos de todas as idades, e níveis de apreciação artística. Ao lado do Serviço Educativo, o museu desdobra-se em esforços para alcançar um espectro diversificado de visitantes, cada um convidado a mergulhar nas maravilhas do mundo contemporâneo da arte.

SOBRE A LOJA – Art, Books and Living

No coração do Quarteirão das Artes Chiado, nasce uma nova experiência no cenário cultural lisboeta: a primeira loja de um museu nacional a abrigar marcas de renome do design e produção nacional. Este espaço pioneiro, não só oferece uma seleção cuidadosa de produtos, desde a indústria à manufactura, mas promove também um programa vibrante de eventos, ao longo de todo o ano, incluindo os Encontros Portugal Faz Bem, dedicados a revelar as histórias e inspirações por trás de cada marca.

Com uma localização privilegiada e integrando a programação cultural local, a loja do museu é um destino imperdível para aqueles que procuram uma verdadeira celebração do talento, e da criatividade portuguesa.

Localização e Contactos

Rua Serpa Pinto, 4 | Rua Capelo, 13
1200-444 Lisboa

Tel. +351 213 432 148
E-mail: geral@mnac.dgpc.pt