Cindor
Cindor é o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria.
Localizado no centro de Gondomar, o CINDOR é o centro de referência nacional para a formação na área da ourivesaria e relojoaria.
Criado para qualificar profissionais e preservar o saber-fazer tradicional destes sectores, a excelência do ensino técnico à inovação e ao design contemporâneo, o centro dispõe de oficinas especializadas, tecnologia de ponta e uma forte ligação à indústria, oferecendo formações práticas e certificadas que abrangem áreas como cravação, fundição, modelação, prototipagem 3D, desenho técnico, entre outras. É um espaço que promove a valorização da produção portuguesa e a continuidade das artes e ofícios que definem a ourivesaria nacional.
O CINDOR desempenha um papel fundamental na preservação e valorização da filigrana e outras artes tradicionais de Gondomar, município reconhecido como um dos maiores centros de ourivesaria em Portugal. Ao formar sucessivas gerações de artesãos especializados, o centro garante a continuidade de técnicas ancestrais como a filigrana em prata e ouro, ao mesmo tempo que introduz inovação e desenho contemporâneo nos processos. A sua actuação fortalece a identidade artesanal de Gondomar, promove a excelência e dá resposta às exigências do mercado nacional e internacional, contribuindo para afirmar a região como referência na ourivesaria portuguesa.
As visitas ao CINDOR dão a conhecer os bastidores da formação de novos mestres e o cuidado artesanal que sustenta uma das mais tradicionais – e exportadoras – indústrias portuguesas.
A Visita ao CINDOR está integrada na Rota da Filigrana, aqui poderá realizar workshops de filigrana, cinzelagem ou cravação, uma experiência autêntica e enriquecedora para grupos superiores a 10 pessoas, onde cada visitante tem a possibilidade de experimentar algumas técnicas de ourivesaria. A peça produzida é oferecida no final.