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Artigo de Isabel Maria
A nova era da Cerâmica Artística estará na Oeiras Ceramic Art 2025 de 16 a 19 de Outubro. Responda à Call até 14 de Julho.
Entre o gesto ancestral e o design contemporâneo, a cerâmica portuguesa renasce como expressão criativa, sustentável e identitária e liga Tradição e Contemporaneidade. Nos últimos anos, a cerâmica artística tem conquistado uma nova centralidade no universo das artes visuais, do design e das práticas manuais contemporâneas. Decidimos explorar porquê, neste artigo.
De um saber-fazer muitas vezes associado à tradição e ao ofício ancestral, a cerâmica renasce hoje e liga-se a uma expressão criativa, emocional e sensorial, e integra-se nas tendências do artesanato contemporâneo, do design autoral e da sustentabilidade material.
Esta revalorização, que se pretende mostrar em mais uma edição da Oeiras Ceramic Art, para além do heritage cerâmico português é também ela impulsionada por vários outros factores da actualidade que tentamos dissecar e enumerar.
A Procura pela autenticidade
Em tempos marcados pela produção em massa, inteligência artificial e crescente desmaterialização digital, a cerâmica impõe-se como resposta sensível e consciente. O público, sejam colecionadores, designers ou consumidores curiosos – valoriza cada vez mais objectos únicos, com alma, feitos à mão, com tempo e intenção. Este voltar ao gesto e à matéria não é apenas uma tendência estéctica, é uma escolha cultural: representa a procura por autenticidade, por histórias reais e por uma ligação mais directa. Na cerâmica artística contemporânea, cada peça é um acto de resistência face ao efémero e ao impessoal.
Cultura do bem-estar e da presença
Num mundo acelerado e saturado de estímulos digitais, a cerâmica permite uma pausa rara: uma experiência táctil, concreta e profundamente humana. Os workshops e experiências práticas tornam-se escapes criativos e terapêuticos, onde o simples gesto de moldar o barro convida à concentração, à paciência e ao silêncio interior. A prática cerâmica é, para muitos, uma forma de meditação activa, um exercício de presença plena, onde o corpo, a mente e a matéria se encontram no mesmo ritmo. Este reencontro com o fazer manual contribui para o bem-estar emocional e reforça a importância de vivências sensoriais no quotidiano contemporâneo.
Tendência estética global e exigência de qualidade
A cerâmica conquistou um lugar de destaque em galerias, feiras de design, concept stores e plataformas digitais em todo o mundo. Para além da sua estética crua, imperfeita e táctil, que seduz designers de interiores, chefs, colecionadores e marcas de luxo, há uma procura crescente por peças que expressam não apenas beleza, mas também excelência na execução. Num mercado global saturado de imitações, a qualidade tornou-se um valor inegociável. A cerâmica afirma-se, assim, como linguagem de distinção e autenticidade: cada peça tem a responsabilidade de afirmação do saber-fazer, sensibilidade e compromisso com o tempo.
Empoderamento criativo
Cada vez mais jovens artistas, designers e autodidatas exploram a cerâmica como meio de expressão plástica, cruzando-a com escultura, performance e instalação. Embora existam inúmeras técnicas, todas elas exigentes e de grande valor técnico e sensorial, a verdade é que, com poucas ferramentas e uma orientação simples mas estruturada, é possível sentir rapidamente o prazer genuíno de moldar a matéria. É nesse contacto directo com o barro que muitos descobrem uma forma profunda de expressão, quase meditativa, onde o gesto se transforma em criação.
Posicionamento da cerâmica na actualidade
A cerâmica contemporânea posiciona-se assim, hoje, entre o campo artístico, o design funcional e a exploração cultural identitária. É simultaneamente um produto e uma narrativa — sobre o território, os materiais, os gestos e as pessoas. Em Portugal, este movimento ganha força com o trabalho de ceramistas independentes, ateliers e fábricas que cruzam a inovação com o legado.
Eventos como a Oeiras Ceramic Art materializam esse novo lugar da cerâmica: como arte acessível, como plataforma de encontro entre criadores e público, e como parte vital da regeneração cultural e económica das práticas manuais.
2.ª Edição da Mostra Oeiras Ceramic Art 2025: de 16 a 19 de Outubro no Templo da Poesia
A 2.ª edição da Oeiras Ceramic Art realiza-se no emblemático Templo da Poesia, espaço cultural ícone do Parque dos Poetas, que junta natureza, criatividade e cultura num só lugar. O evento pretende afirmar-se como uma das principais mostras de cerâmica contemporânea em Portugal, promovendo a arte cerâmica através de exposições, workshops, masterclasses, talks e sessões de consultoria para ceramistas emergentes e uma novidade – talks temáticas voltadas para a consultoria de negócios, especialmente pensadas para ceramistas em início de carreira ou em fase de desenvolvimento, com apresentação de orientações e dicas valiosas para impulsionar projectos.
Mais do que uma exposição, esta iniciativa é uma plataforma para partilha, valorização e promoção da cerâmica artística nacional e internacional, focando-se na qualidade, rigor técnico e inovação estética.
Call Aberta para Artistas Ceramistas
Está aberta a CALL para artistas nacionais e internacionais — ceramistas, designers, arquitetos e escultores — que trabalhem a cerâmica como expressão artística.
Procuram-se propostas com identidade forte, qualidade irrepreensível e rigor técnico. São aceites obras em porcelana, grés, barro tradicional e outras técnicas cerâmicas, valorizando tanto métodos inovadores como tradicionais, com foco no design, estética e propósito.
Inscrições até 14 de Julho | Resultados a 24 de Julho
Participe carregando no link e mostre o seu trabalho nesta plataforma que celebra a arte manual!
Embaixadoras da Oeiras Ceramic Art 2025
Anna Westerlund cresceu entre Portugal e a Suécia, duas culturas que influenciam o seu olhar artístico. Depois de uma carreira internacional como modelo, trocou o marketing pela cerâmica, formando-se no AR.CO. Em 2012, criou o seu próprio atelier e marca, hoje reconhecida tanto em Portugal como internacionalmente, com peças expostas no MoMA (Nova Iorque) e na feira Révélations (Paris). O seu trabalho distingue-se pela combinação de cerâmica artesanal com detalhes inesperados e poéticos, e está disponível na sua loja no Chiado e em concept stores de referência. É também mãe de quatro filhos, conciliando a vida familiar com a sua contínua busca criativa.
Flavia Pircher é ceramista há duas décadas, com atelier em Vinhedo, São Paulo. É mestre em Artes Visuais pela USP e integra um grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea na Universidade de Buenos Aires. Com formação em Pedagogia, Direito, Artes Visuais e Midialogia, construiu uma carreira internacional, participando em residências artísticas no Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan. Expôs o seu trabalho em eventos de prestígio como a Bienal de Buenos Aires, a Galeria La Pigna no Vaticano e o Carrousel du Louvre, em Paris. Além da criação artística, dedica-se também à formação, com workshops e aulas online.
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Joana Beirão é arquitecta e designer de interiores portuguesa com mais de 30 anos de experiência em projectos de reabilitação e renovação que valorizam a identidade e autenticidade dos espaços. Fundadora e responsável pelo marketing e parcerias da plataforma Portugal Faz Bem, alia o design ao storytelling e ao turismo industrial para promover a produção nacional. Com um percurso profundamente ligado ao design, à valorização do território e à promoção do saber fazer português, a sua presença reforça a ligação entre a cerâmica artística, o design e a identidade cultural contemporânea, já que tem sido uma voz activa também na divulgação da cerâmica como prática criativa acessível, sustentável e transformadora. Com formação complementar em Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking, é também co-fundadora do Studio EasyDecor, onde cria soluções inovadoras de design de interiores. O seu trabalho combina criatividade, estratégia e técnica com uma visão contemporânea e sustentável do design e da cultura portuguesa.
O Templo da Poesia
Parte do Parque dos Poetas, o Templo da Poesia é um edifício multifuncional com auditório, espaços de exposição, restaurante e varanda com vista panorâmica sobre o estuário do Tejo e o Oceano Atlântico. É o local ideal para acolher a Oeiras Ceramic Art, uma mostra que celebra a criatividade, a cultura e a cerâmica contemporânea.
O Parque dos Poetas é um equipamento único situado em Oeiras e cujas circunstâncias geográficas, ambientais e culturais o transformam num dos maiores e mais belos do mundo. É uma grande metáfora a céu aberto, a matéria prima de um grande poema cujos versos foram tecidos e escritos no diálogo perfeito entre paisagem, poesia e escultura.
Envolvimento da Portugal Faz Bem
A plataforma Portugal Faz Bem é parceira na divulgação e promoção da Oeiras Ceramic Art 2025, destacando o saber‑fazer da cerâmica portuguesa e a sua ligação ao património, indústria e design. Através do seu mapeamento e conteúdos, amplia o alcance do evento para audiências nacionais e internacionais, integrando-o na estratégia de turismo cultural e industrial em Portugal.
É desta forma, que Portugal Faz Bem amplia o alcance da Oeiras Ceramic Art, tornando‑a acessível a audiências nacionais e internacionais e integrando‑a na estratégia de turismo cultural e industrial de Portugal.
Oeiras Ceramic Art 2025
DATAS: 16–19 Outubro 2025
HORÁRIOS: Quinta‑Sábado 11h–20h; Domingo 11h–19h
LOCAL: Templo da Poesia, Parque dos Poetas, Oeiras
Entrada: Livre