Web Summit: uma inspiração para a Indústria Portuguesa e o movimento Portugal Faz Bem
Com o Web Summit na cidade, Lisboa torna-se uma vez mais o epicentro da inovação tecnológica e do empreendedorismo global, e abre relevando a economia criativa.
Pharrell Williams, rapper e diretor criativo da marca de luxo Louis Vuitton
Com a Web Summit 2024, Lisboa torna-se, uma vez mais, o epicentro da inovação tecnológica e do empreendedorismo global. Para Portugal Faz Bem, que mapeia e promove um directório da produção nacional de criatividade e empreendedorismo nacional, representa uma oportunidade única para nos inspirarmos nas novas tecnologias e boas práticas de sustentabilidade, para ajudar a levar as marcas portuguesas a um público global, sempre com o foco na inovação, impacto positivo e uma forte valorização do que é feito em Portugal.
Assim, acompanhamos com muito interesse os temas abordados na Web Summit, que utilizamos para nos inspirar e conectar às tendências globais, com a realidade do design e da indústria portuguesa. A abertura do evento, para além de levar a palco os seus protagonistas, fecha com Pharrell Williams, rapper e diretor criativo da marca de luxo Louis Vuitton a apelar à cultura e economia criativa que mora em cada um de nós.
1. Tradição e Tecnologia: Um Compromisso com o Futuro
A Portugal Faz Bem representa marcas e fábricas que traduzem o “saber fazer” português, unindo o valor histórico à inovação tecnológica. Observando temas discutidos na Web Summit, como a digitalização e a inteligência artificial, Portugal Faz Bem reflecte sobre como as marcas parceiras podem adaptar estas inovações para optimizar processos e alcançar novos mercados. Marcas como a AM Furniture Group, que combina marcenaria artesanal e tecnologia de ponta, exemplificam como a tradição portuguesa se adapta às exigências modernas.
2. Sustentabilidade e Design: Valorização do Produto Local
A Sustentabilidade económica, ambiental e social são prioridades nas discussões da Web Summit, e também essenciais para as marcas que fazem integram Portugal Faz Bem. Com o foco global num consumo consciente, marcas como a Burel Factory, Vista Alegre e a Topázio oferecem exemplos de produção responsável e materiais duráveis. Este movimento para apoiar a economia circular e minimizar impactos ambientais está alinhado com o compromisso de Portugal Faz Bem em promover o que o mercado português oferece de melhor para o ambiente, mas também on trabalho e na sua interação com os movimentos sociais locais.
3. Apoio ao Crescimento Local e Inovação na Economia Digital
Portugal Faz Bem trabalha para que as suas marcas parceiras tenham uma presença digital forte e estratégica, uma abordagem essencial no mercado global. Em iniciativas como o Studio com Serviços de Design de Interiores- Projecto Online, recentemente incorporado na plataforma, que facilita o atendimento, a entrega de projectos de decoração e parcerias com outros sectores através do digital, Portugal Faz Bem ao apoiar o crescimento das marcas nacionais que integra em todos os seus projectos, alinhando-se com as estratégias digitais que se destacam na Web Summit.
4. IA e Novas Tecnologias: Oportunidades para a Produção Portuguesa
Embora Portugal Faz Bem não participe directamente no evento, observa com interesse as apresentações e desenvolvimentos em Inteligência Artificial, reflectindo sobre como estas tecnologias podem ser aplicadas para optimizar e personalizar a experiência de clientes e visitantes, em sectores como o turismo industrial vivo. A IA apresenta-se como uma ferramenta importante para a criação de experiências imersivas e personalizadas, algo que pode ser explorado na plataforma.
5. Um Convite a Escolher Português
A Web Summit 2024 é um palco de inspiração para o movimento e directório Portugal Faz Bem, que incentiva consumidores a explorar e a valorizar, o design e a manufactura nacionais. Com o crescente interesse pelo consumo consciente, Portugal Faz Bem está pronto para promover marcas e produtos que respeitam a sustentabilidade, e que reflectem o melhor do talento e criatividade portuguesas.
Através da análise e junção com as tendências globais abordadas na Web Summit, Portugal Faz Bem reitera a sua missão de projectar o futuro da produção portuguesa e celebrar o “saber fazer” que define o Portugal moderno.
Espera-se que, nos próximos dias, o evento ofereça uma visão renovada de como a tecnologia pode ser uma força positiva para mudanças globais. As conversas prometem ser menos distópicas e mais inspiradoras, retomando a ideia de inovação não apenas como progresso tecnológico, mas como uma oportunidade de inclusão, empoderamento humano e regeneração do planeta.