Com a chegada definitiva do Outono e o tempo a convidar ao recolhimento, trazemos 7 exibições irresistíveis que o farão sair de casa.
De Exposições em espaços maiores, em Galeria ou Visita a uma nova loja, o que falta agora é marcar na agenda quando ir.
1. Não Vá o Diabo Tecê-las! A Tapeçaria em Diálogo a partir da coleção Millennium bcp
Numa colaboração entre a Lisboa Cultura e a Fundação Millennium bcp, chega esta exposição que promete uma viagem pela tapeçaria portuguesa. Com curadoria de Rita Maia Gomes, a exposição alberga 86 obras de 27 artistas e mais de 50 documentos numa exibição inédita, que realça as figuras de referência, instituições e acontecimentos que marcaram a história da tapeçaria portuguesa a partir de 1946. Destaque para a Coleção Millenium bcp, que possui um conjunto notável de tapeçarias produzidas pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e uma obra de Guilherme Camarinha, peça única de 1961, que foi recentemente limpa e restaurada.
Cordoaria Nacional, Lisboa
27 Set a 12 Jan
Terça a Domingo, das 10 às 13h e das 14 às 18h
2.Mais do que Casas | Como vamos habitar em abril de 2074?
A FAUP em parceria com o MUDE, apresenta a exposição Mais do que Casas | Como vamos habitar em abril de 1974, que decorre no âmbito das celebrações dos 50 anos da revolução de abril de 1974. Esta exposição é um contributo para o tema do habitat e das novas exigências, com uma reflexão crítica e com propostas sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público.
Mude – Museu Design, Lisboa
28 Set a 19 Jan
Terça a Quinta das 10 às 18h
3. RITORNARE de Vasco Araújo
A Galeria Francisco Fino em Lisboa recebe a exposição Ritornare de Vasco Araújo. Através de trabalhos de escultura, vídeo, instalação e fotografia, o artista remete para o passado como esteira para pensar o presente, aliado à transformação e liberdade. Ritornare convoca a reflexão sobre as questões de revisitação e reinvenção identitária.
Galeria Francisco Fino, Lisboa
1 Out a 16 Nov
Terça a Sexta das 12h às 19h | Sábado das 14h às 19h
4. 175 anos de azulejo na Viúva Lamego. Uma perspetiva do presente, uma visão do futuro
Para comemorar os 175 anos de produção cerâmica da Viúva Lamego, o museu do azulejo recebe a exposição “Uma perspetiva do presente, uma visão do futuro”. Uma reflexão sobre os processos de trabalho e a articulação entre artistas, arquitectos e designers, apresentando uma seleção de obras criadas para ocasião por mais de 17 artistas.
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
4 Out a 29 Dez
Terça a Domingo das 10 às 18h
5. PARTI-cipation X LISBOA 2024
O Prata Riverside Village acolhe a 10.ª edição do PARTI-cipation, uma exposição colectiva de 25 artistas que vão “ocupar a cidade” com diversas formas de arte. Desde Instalações, escultura e pintura numa variedade de materiais como a madeira, o vidro, o metal, o papel e materiais naturais e recicláveis que espelham a perspectiva de sustentabilidade artística neste projecto.
Prata Riverside Village, Marvila, Lisboa
10 Out a 16 Nov
Quarta a Domingo das 14 às 19h
6. Galeria De La Espada
De la Espada inaugura uma nova galeria a 16 de outubro, que acolherá um programa dinâmico de exposições temporárias que apresentam o melhor do design e artesanato. A primeira exibição, “Dialogues: Plant Based Design, ilustra o poder da colaboração com produtos que representam conversas entre o passado e o presente, materiais e formas, utilidade e beleza.
Galeria De La Espada, Porto
16 Out a 15 Nov
Quintas e Sextas das 11 às 16h
7. Nova loja Wewood em Lisboa
Dois anos depois da inauguração da primeira loja no Porto, a Wewood abre portas em Lisboa. Esta prestigiada marca portuguesa de mobiliário dedica a nova loja ao design nacional de excelência. Muito perto da Avenida da Liberdade, a loja com 200 metros quadrados, exibe toda a colecção da Wewood, mas também algumas peças internacionais de iluminação, cerâmica, têxteis, tapeçaria, entre outros.
Rua Rosa Araújo, 31, Lisboa
De Terça a Sábado das 10 às 19h