Compromisso com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Compromisso e união no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

ods 2030 1 2500 2500

Num mundo onde a Sustentabilidade Sistémica entre sociologia, ecologia e economia é essencial para a preservação do nosso planeta, o compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU torna-se imperativo. No Portugal Faz Bem, orgulhamo-nos de adoptar uma abordagem pró-activa em direcção a um futuro mais sustentável e, por isso, reiteramos o nosso compromisso com os 17 ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por que nos Comprometemos?

O compromisso com os ODS reflecte a nossa convicção de que as ações individuais e empresariais têm o poder de criar um impacto significativo no mundo. A sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade para moldar um futuro mais equitativo, saudável e próspero para todos.

Ao abraçarmos os ODS, reconhecemos a interconexão entre as dimensões social, ambiental e económica do desenvolvimento sustentável. Este compromisso orienta as nossas práticas e decisões, inspirando-nos a contribuir para um mundo mais justo e resiliente.

Em 2022, Portugal foi reconhecido como um dos países mais sustentáveis do mundo no relatório da ONU sobre desenvolvimento sustentável, conduzido por cientistas independentes. Contudo, em 2023, a notícia de que Portugal só cumpriu um ODS ressalta a necessidade de melhorar em áreas que integram a indústria, as cidades mais sustentáveis e produção e consumo sustentáveis, conforme indicado pelo Tribunal de Contas. Tendo em conta este contexto, decidimos disponibilizar informações detalhadas sobre cada entidade que mapeamos, seja uma Marca, Fábrica, Loja ou outra, destacando os ODS que activamente incorporam no dia-a-dia dos seus negócios. Esta iniciativa visa servir como fonte de inspiração e influência, para aprimorar práticas sustentáveis e alcançar metas mais ambiciosas.

Um Apelo às Marcas, Fábricas, Lojas, Locais de Visita e Eventos Portugueses

Porque acreditamos que a Sustentabilidade é um pilar fundamental para um futuro próspero e equitativo sobre o qual todos somos responsáveis, ao realçar os ODS específicos associados a cada entidade visamos criar consciência sobre as práticas que contribuem para um impacto positivo nas áreas sociais, ambientais e económicas e assim contribuir para um movimento coletivo, inspirador e de confiança, rumo a um mundo mais sustentável.

Para oferecer uma maior visibilidade à qualidade da produção portuguesa, à inovação e produtos com boas histórias sobre o saber fazer, convidamos todas as Marcas, Fábricas, Lojas, Locais de Visita Turística Industrial e Eventos associados à temática, a juntarem-se a nós neste compromisso transformador. Cada um por si tem o poder de catalisar mudanças positivas, e é hora de activar e divulgar os ODS nos negócios.

Segundo o relatório, Portugal materializa nos ODS 4, 5, 9, 10, 13 e 14 as suas prioridades estratégicas na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, por parte dos 193 países, tem como ambição “Não deixar ninguém para trás” e são pensados em torno de 5 princípios: pessoas, planeta, prosperidade, parcerias e a paz.

Os objectivos da ONU giram em torno da promoção da paz entre as nações, além de deliberar sobre questões concernentes à segurança, diplomacia e cooperação internacionais, actuando em processos de negociações de paz, ou na atenuação dos efeitos de conflitos armados, em qualquer parte do mundo.

Como Participar neste Compromisso?

No registo de Adesão ao Portugal Faz Bem, é solicitada a escolha de 3 a 6 dos 17 ODSs que ressoam com a missão e actividade listada. Seja a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade de género, a ação climática ou o consumo responsável, cada escolha é associada por imagem à listagem do negócio, de modo a demonstrar junto dos utilizadores o forte compromisso de cada um com o planeta e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

  1. Comunique o Compromisso: Partilhe publicamente os ODSs que escolheu activar prioritariamente, e explique como planeiam integrá-los nas vossas operações.
  2. Implemente Práticas Sustentáveis: Adopte medidas concretas alinhadas com os ODS escolhidos. Isso pode incluir práticas ambientalmente conscientes, programas sociais ou iniciativas de inclusão.
  3. Inspirar e Educar: Partilhem as vossas experiências e aprendizagens para inspirar outros a seguir o exemplo. A educação desempenha um papel crucial na construção de comunidades mais sustentáveis.

Juntos Rumo a um Futuro Sustentável

Ao unir esforços e agir em prol dos ODS, podemos alcançar progressos significativos na criação de um futuro sustentável para todos. Vamos construir um Portugal mais resiliente, equitativo e ambientalmente consciente.

O compromisso com os o compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é o primeiro passo. A acção é o catalisador da mudança. Juntos, fazemos a diferença. Unamo-nos em direcção a um Portugal que faz bem para todos, e para o planeta.

Pesquisa

Publicidade

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.

Publicidade