Portugal Faz Bem seleciona marcas de produção nacional na primeira loja de museu com uma proposta 100% portuguesa.
É na renovada loja museu do MNAC que podemos encontrar criações de marcas 100% portuguesas. Da Indústria à Manufactura, representam a nova geração do saber fazer português, adaptado aos nossos dias.
A loja museu do MNAC (Museu Nacional de Arte Contemporânea) reabriu a 11 de julho, que com o mecenato da Fundação Millennium bcp, se apresentou renovada com a primeira oferta de marcas de produção portuguesa, num novo layout da autoria e curadoria de Joana Beirão, arquitecta de interiores e fundadora do portal Portugal Faz Bem. Esta que será a primeira loja de um museu nacional com representação de marcas de prestígio de design e produção nacional, da indústria à manufactura, que vai receber a partir de Setembro vários eventos Portugal Faz Bem, incluindo os já reconhecidos – Encontros Portugal Faz Bem, um espaço onde as marcas convidadas contam as suas histórias de vida.
O 1º Encontro integrado no Programa da Loja MNAC, decorreu na inauguração onde foi lançado sob o tema da relevância da criação de estratégias conjuntas, para divulgar o que de melhor se faz na Marca Portugal. Nesta conversa foram ouvidos, Carlos Coelho, Partner da Ivity e Brand Expert desde 1985, Joana Beirão, arquitecta de interiores, design thinker e fundadora da marca e portal Portugal Faz Bem, e Emília Ferreira, Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Neste encontro, falou-se do novo tecido empresarial português, que tem nascido e renascido em Portugal, marcas criativas, inovadoras, autênticas e de grande qualidade; sublinhou-se a importância de, enquanto portugueses, valorizarmos o que se faz no nosso país; e reflectiu-se sobre estratégias na percepção “Made in Portugal”.
O MNAC acolhe este projecto de loja museu dentro da sua missão de promover o design português e a sua produção, estabelecendo esta relação em que tanto as marcas como o museu se beneficiam mutuamente. A loja arranca com 13 marcas portuguesas, contextualizadas na instalação “As Fábricas Portuguesas Saem à Rua” da autoria de Joana Beirão, e que pode ser visitada no átrio do museu até final de Setembro. “A seleção das marcas foi estratégica, visando valorizar a criatividade e inovação presentes no mercado, e que no seu conjunto representam o tecido empresarial português, da fileira “casa”. Explica. Azulcer, Boa Safra, Darono, Dam, Goma by Flowco, Mokki Design, Olaio, Oficina 166, Olivah, Re.sk8, Reshape Ceramics, Slow Soaps e Susdesign são as marcas que se estreiam na loja museu do MNAC, exibindo parte da criatividade e boa qualidade lusitana.
Sobre Portugal Faz Bem Portugal Faz Bem é um portal inovador que nasce da vontade de um pequeno grupo de profissionais da arquitectura, do design e do marketing, desejarem facilitar a pesquisa e o conhecimento sobre Marcas Portuguesas num só sítio, de modo a conferir-lhes mais destaque e fácil acesso. Com foco na partilha de produtos e histórias sobre o saber-fazer português da indústria à manufactura, Portugal Faz Bem pretende projectar e aumentar a visibilidade da nossa indústria, proporcionando uma experiência informativa para os entusiastas do que é português e da Marca Portugal.
Sobre o MNAC O Museu Nacional de Arte Contemporânea, com a sua missão definida na sua criação, em 1911 (com fundos de obras de arte nacionais e estrangeiras a partir de 1850), e reafirmada na sua reabertura em 1994, com pressupostos relativos ao estudo das coleções e a sua ampliação ao contemporâneo (sempre articulado com uma linha programática coerente e distintiva), continua a investigar e divulgar a história e a criação artística portuguesa de 1850 à atualidade. Com uma programação expositiva em estreita relação com a programação do Serviço Educativo, o museu visa chegar a diversos públicos, de diferentes faixas etárias e diferentes níveis de literacia artística.
Sobre a Fundação Millennium bcp Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português, a Fundação Millennium bcp surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. Desde a sua génese, a Fundação tem apoiado inúmeras iniciativas de promoção de atividades museológicas, de recuperação de património, iniciativas no domínio da Música, do Teatro e da Arquitetura, projetos editoriais e literários, iniciativas no âmbito da educação – quer ao nível do ensino superior quer ao nível do ensino básico, sem esquecer a investigação científica – e iniciativas no âmbito da solidariedade social, com especial enfoque para a infância, para situações de pobreza e para a saúde ou deficiência.