Vista Alegre
A Vista Alegre tem um dos complexos fabris de cerâmica e porcelana mais icónico de Portugal
Fundada em 1824, foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal e mantém a sua associação à História e à vida cultural portuguesa, com uma notoriedade ímpar e de enorme projecção.
Para a criação e sucesso deste ousado empreendimento industrial, foi central o espírito perseverante e empreendedor do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Uma figura proeminente na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola e comerciante arrojado soube incorporar habilmente os ideais liberais da época, tornando-se um pioneiro da livre iniciativa em Portugal.
Em 1812, José Ferreira Pinto Basto adquiriu a Quinta da Ermida, localizada perto da vila de Ílhavo, junto à Ria de Aveiro. Em 1816, comprou em leilão a Capela da Vista Alegre e os terrenos ao redor, onde estabeleceu, e se encontra ainda hoje a Fábrica da Vista Alegre.
Em 1824, José Ferreira Pinto Basto submeteu uma petição ao Rei D. João VI, solicitando permissão para fundar uma grande fábrica de louça, porcelana, vidro e processos químicos na sua Quinta da Vista Alegre da Ermida, com o objectivo de proporcionar oportunidades de trabalho igualitárias para todos os seus filhos.
Hoje a fábrica da Vista Alegre, pertencente do Grupo Visa Beira é um ponto fabril e turístico incontornável, onde visitantes podem explorar a rica história da cerâmica portuguesa, participar em workshops interativos, e apreciar as coleções no museu dedicado à marca.
VISTA ALEGRE E OS OBJECTIVOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO
No registo de Adesão ao Portugal Faz Bem, é solicitada a escolha de 3 a 6 dos 17 ODSs que ressoam com a missão e actividade listada.
Saiba mais sobre esta funcionalidade neste Artigo do Best Portugal Brands.
FICHA TÉCNICA
Especialidade – Produtos cerâmicos de grês;
Matérias primas utilizadas – Caulino,
Acabamentos –
Produtos –
Nº funcionários –
Países de internacionalização – Cinco Continentes
Mercado – B2B; B2C