Vem aí o Podcast Portugal Faz Bem

Um Podcast é uma forma de conteúdo digital em episódios de áudio transmitidos pela Internet.

Um Podcasts assemelham-se a um programa de rádio desde que regular, com a vantagem de poder ser ouvido em qualquer momento e de qualquer lugar, online ou offline.

 

14

Os Podcasts assemelham-se a um programa de rádio desde que regular, com a vantagem de poder ser ouvido em qualquer momento e em qualquer lugar, que mais recentemente evoluiu para a versão Videocast, resultado da combinação das palavras “vídeo” e “podcast”. É uma forma de media digital semelhante, que para além do áudio, incorpora elementos visuais.

Porque Portugal Faz Bem se prepara para o lançamento do seu Podcast, baseado nos cerca 30 Encontros sobre Design, Produção Portuguesa e Turismo Industrial onde exploramos histórias e narrativas que partilham conhecimentos ancestrais e inovadores sobre o saber-fazer português, decidimos dar inicio a esta rubrica para divulgação própria, e de outros que normalmente ouvimos.

A partilha de valores autênticos e o desejo de dar a conhecer o que é nosso, o português, levou-nos a pensar na elaboração de um podcast que promova as marcas, fábricas, manufacturas e produtos produzidos em território nacional de Norte a Sul, com a intenção simples de dar a conhecer as histórias das pessoas responsáveis pela qualidade, diversidade e inovação da nossa produção.

 

Podcast Portugal faz Bem

Encontro Portugal Faz Bem

Vantagens e características distintivas

Num breve resumo damos uma visão rápida porque é interessante a criação de um podcast e o que se pode aprender e divulgar neste novo espaço de media.

O formato episódico de um Podcast, é para muitos a passagem natural do formato das conversas online iniciadas e amplamente tidas durante o tempo de pandemia. É indiscutível o nascimento de uma nova forma de partilha à qual os portugueses não haviam aderido assim tanto. Com o desenvolvimento de novos hábitos e rotinas digitais, é natural a passagem para este formato, quer para divulgação de novos conteúdos, como aprendizagem ou lazer.

  1. DURAÇÃO – Cada episódio pode variar em duração e conteúdo – abordando uma ampla gama de tópicos, no caso Portugal Faz Bem linkados ao Saber-Fazer e Design português.
  2. DISPONIBILIDADE – Os ouvintes podem ter acesso aos episódios a qualquer momento, de qualquer lugar, seja por meio de plataformas de streaming online, seja para ouvir offline a partir de um dispositivo digital;
  3. CONTEÚDO – Existem sobre praticamente qualquer assunto imaginável, desde notícias e política até comédia, cultura pop, ciência, educação, tecnologia e muito mais. Já questionou sobre quantos Podcasts existem sobre Design e Indústria?
  4. PRODUÇÃO independente: Embora muitos podcasts sejam produzidos por grandes empresas de media, a maioria dos podcasters são pessoas comuns, apaixonadas por um determinado assunto. Isso permite uma diversidade de vozes e perspectivas muito interessantes.
  5. INTIMIDADE e envolvimento: O formato de áudio cria uma sensação de proximidade e intimidade entre o podcaster e o ouvinte. Os ouvintes muitas vezes sentem-se mais conectados com os apresentadores, e mergulham em conversas mais profundas e envolventes, razão pela qual a voz e o estilo do apresentador ser muito importante para agradar.
  6. ASSINATURA e acompanhamento: Os ouvintes podem inscrever-se para receber automaticamente os novos episódios e acompanhar os seus programas favoritos. Isso facilita a organização e o acesso contínuo ao conteúdo.

Essas são apenas algumas das características distintivas dos Podcasts, sendo que a popularidade deste formato continua a crescer, permitindo que as pessoas explorem uma variedade de tópicos e encontrem conteúdo que lhes interesse. faremos por divulgar aqueles que achamos mais relevantes, sem nos prender muito a um único tipo de conteúdo.

videocast – a versão video de um podcast

Videocast é um termo que combina as palavras “vídeo” e “podcast”. É uma forma de media digital semelhante ao Podcast, mas que incorpora elementos visuais em vez de ser em áudio exclusivamente.

Enquanto os Podcasts tradicionais são principalmente em formato de áudio, os Videocasts adicionam a componente visual, geralmente apresentando o apresentador e os convidados em vídeo, enquanto conversam sobre um determinado tema seleccionado para aquele episódio.

O Videocast requer gravações de vídeo ao vivo, transmissões em directo ou produções pré-gravadas, que são disponibilizadas para visualização posterior.

Assim como nos Podcasts, os Videocasts podem abordar uma vasta gama de tópicos, como notícias, entretenimento, desporto, educação, arte, entrevistas, tutoriais, entre muitos outros. Os formatos podem variar, desde conversas informais até produções mais elaboradas, e com roteiros.

Os videocasts podem ser visualizados em plataformas de streaming de vídeo, como YouTube, Vimeo, Twitch, e os espectadores têm a liberdade de assistir aos episódios quando desejarem, colocar em pausa, interagir com os convidados por meio de comentários e chat ao vivo.

Em resumo, um Videocast é uma versão visual de um Podcast, que combina o áudio com a experiência visual em video, proporcionando aos espectadores uma forma de se envolverem com o conteúdo de forma mais completa.

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.