Ana Mestre e o Susdesign Design Studio combinam criatividade e sustentabilidade em móveis e peças de cortiça exclusivas.
Conheça o estúdio de design onde a criatividade encontra a sustentabilidade em peças de cortiça e móveis únicos
Ana Mestre e o Susdesign Design Studio & Consultancy estão na vanguarda do design sustentável, e moldam um futuro mais ecológico e consciente. Especializada em design para a sustentabilidade e interiores sustentáveis, a Susdesign concebe projectos, soluções e produtos que promovem uma produção e consumo mais responsáveis, com um processo de design enraizado na ecoeficiência e circularidade.
O Susdesign Design Studio & Consultancy foi fundado por Ana Mestre em 2005, e desde então tem estado na linha de frente das actividades relacionadas com a sustentabilidade. O estúdio abrange design sustentável de interiores e produtos, investigação, educação e consultoria, com um compromisso inabalável com a inovação sustentável.
Ana Mestre, natural de Lisboa, nasceu em 1978 e trilhou um caminho notável no mundo do design. Com uma licenciatura em Design Industrial em 2001, obteve o grau de Mestre em Tecnologias Renováveis em 2005. Em 2014, concluiu o doutoramento sobre o tema “Inovação em Produtos Sustentáveis”. É reconhecida como uma das primeiras investigadoras de eco-design em Portugal, marcando o início de uma carreira impressionante.
É em 2004 que funda a Susdesign, uma marca e estúdio dedicado à inovação sustentável. Em 2006, lidera a criação do “Design Cork for Future, Innovation, and Sustainability”, a primeira iniciativa de investigação em design aplicada internacionalmente para a inovação da cortiça, um material icónico de Portugal. O seu portfólio conta com mais de 50 exposições em todo o mundo, abrangendo Europa, América e Ásia. Além disso, participa activamente em trabalhos académicos nos EUA, Portugal, Holanda e Reino Unido, contribuindo para a disseminação do design sustentável.
O trabalho de Ana Mestre é amplamente aclamado e premiado, sendo reconhecido por publicações internacionalmente renomadas como o New York Times, Wired e Monocle Magazine. Também recebeu nomeações para prémios e mostras internacionais, solidificando o seu estatuto como líder no campo do design sustentável.
Em 2021, foi nomeada Consultora de Design Sustentável para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, um testemunho da sua experiência e contribuição para a sustentabilidade.
A Susdesign opera na interseção entre a arte e a inovação sustentável, desenvolvendo projectos sustentáveis com valor local e impacto global. Colaborando com uma vasta rede internacional de inovadores, o estúdio orienta pessoas, empresas e instituições na direcção da sustentabilidade.
Uma faceta notável da contribuição da Susdesign é a marca de design Corque, criada em 2009. Esta marca comercializa peças de mobiliário e acessórios para a casa feitos de cortiça de alta qualidade. Cada peça é única, com propriedades sensoriais distintas e características ambientais excepcionais. O público que valoriza a criatividade, funcionalidade e design consciente da sustentabilidade, encontra nestas peças uma expressão única.
Dentro do portfólio da Corque, destacam-se peças de design próprio e colaborações com designers de renome internacional. Um exemplo notável é o conjunto Rolha 1, 2, 3, 4, um projecto de Fernando Brízio para a Susdesign. Esta colecção de quatro castiçais de cortiça está disponível em cortiça natural ou aglomerado negro, e reimagina a ligação entre as rolhas de cortiça e garrafas de vinho recicladas.
O Vine Wine Cooler é outro destaque, incorporando a tradição de servir vinho, aproveitando o isolamento térmico da cortiça para manter a bebida fresca. Criado pela equipa da Susdesign, este balde de gelo combina elegância, atractividade e funcionalidade, e pode ser complementado com uma base opcional para optimizar o espaço na mesa.
A coleção Corque teve a sua estreia no Destination Portugal, promovido pelo MoMa, e tornou-se a primeira série vendida na MoMa Design Store em Nova Iorque, demonstrando o alcance global da marca.
Outra criação impressionante de Ana Mestre é a Lagarta Cork Stool, um banco modular lúdico feito de cortiça expandida. Estes bancos proporcionam uma experiência sensorial e lúdica, juntamente com uma estéctica única em qualquer espaço de convívio. Com cortiça expandida, são suaves ao toque e resistentes, permitindo que várias unidades se encaixem para criar um sistema modular infinito e divertido.
A Cellula é um inovador sistema de estante/separador de espaços composto por seis peças modulares, que se encaixam de forma personalizável para criar uma unidade de prateleira. Este projecto foi uma colaboração entre Ana Mestre e Rasim Can Savaskan, inspirado na estrutura celular da cortiça. Estreou-se no Triennale Design Museum durante a 21ª Exposição Internacional da Trienal em 2016, cativando a atenção do público e da indústria.
Por fim, a peça central desta jornada de inovação é a Forest Chair, também da autoria de Ana Mestre e Rasim Can Savaskan. Esta cadeira de design circular é uma verdadeira revolução no uso de materiais sustentáveis. Utiliza resíduos de biomateriais da indústria florestal, cortiça, paletes de carga e papel para criar uma peça única de mobiliário. A Forest Chair está disponível em quatro variedades, com combinações de materiais como cortiça aglomerada ou cortiça aglomerada tostada para o revestimento interior, e folhas de eucalipto ou resíduos florestais para a estrutura exterior. Cada cadeira incorpora uma mesa de apoio em madeira de pinho reciclada de paletes de carga inutilizadas.
A Forest Chair foi concebida para responder às necessidades da pandemia de Covid-19 e do distanciamento social. Originalmente destinada aos lounges da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021, a cadeira também foi apresentada na exposição como uma solução inovadora e adaptável, destacando-se como um exemplo inspirador de como o design pode responder de forma criativa e eficaz aos desafios emergentes da nossa sociedade.
O trabalho actual da Susdesign, desenvolvido por Ana Mestre e o seu co-partner Rasim Can Savaskan, é na área da formação e consultoria em design para a sustentabilidade, com a vertente de projecto de design de interiores, onde integram na sua maioria peças da marca Corque combinadas com outros materiais sustentáveis.
A Susdesign é uma marca portuguesa referenciada nos Mapas Portugal Faz Bem de Marcas com todos os seus Contactos e Ficha Técnica. Conheça também quais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que a Susdesign elegeu como prioritários.