A re.SK8 concebe móveis únicos com a reutilização de skates danificados
Descubra a arte da transformação de resíduos em peças únicas, numa história de eco-design original.
A re.SK8, fundada em 2021, produz peças de mobiliário únicas e originais, feitas a partir de tábuas de skate que outrora rolaram por escadas e corrimãos.
A re.SK8 é mais uma marca bem portuguesa, que nasce para ajudar a minimizar o impacto ambiental, reutilizando o que seria lixo. O seu criador, Francisco Varela, arquitecto de formação e tendo consciência da necessidade de minimizar o impacto dos resíduos no ambiente, decide criar um projecto diferente e cria a re.SK8 que dá uma nova vida às tábuas de skate e liga a sua segunda paixão, à sua formação base.
O Francisco nasceu em Lisboa e é um apaixonado por trabalhar a madeira, “Impressiona-me a sua beleza natural e variedade de padrões e texturas, e vejo na madeira a melhor forma de dar vida às minhas ideias”. Por outro lado, por ser fã e praticante de skateboard percebeu que as tábuas de skate, apesar de serem feitas de madeira muito resistente, com o uso e os treinos partem-se e tornam-se em mais um resíduo no planeta. Um lixo de luxo, já que as tábuas de skate são produzidas numa madeira muito especial, (Canadian Maple), que adopta várias cores e padrões muito interessantes.
A re.SK8 vem conjugar o trabalhar a madeira, arte da marcenaria com as técnicas digitais de fabricação, com a transformação das madeiras de desperdício – esta nova marca portuguesa utiliza e transforma os skates velhos e partidos, bem como outras madeira produzidas pela indústria de mobiliário, em peças únicas de mobiliário e acessórios. “Como arquitecto considero este processo altamente motivante, pois a transformação da madeira permite infinitas possibilidades de design, cada peça tem um padrão e cores únicas. Quando olhamos para um skate velho/partido, percebemos que as marcas de desgaste têm uma história para contar, dos lances de escada que voou, aos corrimãos que deslizou e que por isso, a sua história não precisa de terminar quando se quebra.
No atelier re.SK8, perto de Lisboa, fabricam-se cada peça com dedicação e grande atenção aos detalhes e todas elas são numeradas e exclusivas ao padrão definido pela palete de cores dos skates. A marca tem uma linha de mobiliário base – mesa, secretária, apoio de sofá, sapateira, banco corrido, mesa de cabeceira, banqueta e nos acessórios para a casa, relógios, candeeiros, base de quentes, base de copos, tábuas de cozinha e acessórios tech: wireless charger e apoio de telemóvel.
Para além das peças base a re.SK8 pode adaptar e desenvolver móveis específicos que se ajustem às necessidades e espaços do Cliente. O objetivo da por agora pequena equipa da re.SK8 liderada pelo Francisco, é desenvolver cada vez mais a área de mobiliário uma vez que possibilita um maior conhecimento do consumidor e criatividade, e ao mesmo tempo um maior aproveitamento de desperdício. Em cada conversa percebem o que é necessário produzir, e isso é o desafio que os motiva.
Todas as peças são desenhadas e produzidas pelo criador da marca, sob encomenda. Além dos móveis disponíveis no portfólio, o cliente tem a flexibilidade de personalizar não apenas as dimensões, mas também escolher entre diferentes tipos de madeira, paletas de cores e acabamentos, incluindo a possibilidade de personalizar acessórios de acordo com suas preferências.
No portfólio desta marca bem portuguesa constam bancos, mesas de vários tamanhos, mesas de cabeceiras, secretárias, aparadores, relógios e carregadores de telemóvel.
.
O processo de produção das novas peças da re.SK8 passa por várias fases. Começa por recolher os skates partidos e para tal construiu algumas parcerias com lojas da especialidade num movimento com o lema “combate o desperdício dá uma nova vida ao teu skate partido” e que tem por base explicar a importância do combate do desperdício, informando de que há formas simples de reciclar e que só teremos sucesso com a colaboração de todos, num trabalho dinâmico e em desenvolvimento. Seguidamente entra no processo de limpeza, de remoção da lixa e de colas até encontrar a madeira limpa. Depois segue-se a colagem e compressão dos restos dos skates que vão formar e criar blocos de madeira coloridos. Na fase seguinte são colados e trabalhados com outros desperdícios de madeira, que finalmente chegam à matéria prima necessária para produzir as peças. Todo o trabalho de desenvolvimento e criação tem por base o desenho e modelo 3D acompanhado com alçados, cortes e pormenores para completo entendimento da peça que vai ser produzida.
A Marca desenvolve todo o seu processo e projecto consigo, podendo ainda escolher entre 3 designs diferentes: zero waste furniture, full skate furniture, half skate furniture, e ainda o tipo de acabamento, a verniz ou óleo.
A re.SK8 é 100% portuguesa e 100% sustentável, com peças inigualáveis num belo exemplo de economia integrada com eco-design sem desperdícios e onde tudo é aproveitado para a produção de novas peças. Comunicar e explicar a origem das peças re.SK8 é agora um dos seus focos principais, de modo a que o consumidor saiba de onde vêm aquelas “riscas coloridas” e alinhe no seu propósito, com a aquisição das suas peças.
A re.SK8 é uma marca portuguesa referenciada no mapa de Marcas Portugal Faz Bem com todos os seus Contactos e Ficha Técnica. Conheça também quais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que a re.SK8 elegeu como prioritários.