Bordallo Pinheiro
Bordallo Pinheiro: uma herança de criatividade e tradição de fauna e flora
Desde 1884, a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro revitaliza as artes cerâmicas com originalidade e inovação, e combina técnicas tradicionais com influências contemporâneas.
A Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, fundada em 1884 nas Caldas da Rainha, foi criada e desenvolvida com o intuito de revitalizar as artes tradicionais da Cerâmica e do Barro, cruzando-as com os diversos movimentos da modernidade, tendo como base a originalidade do seu criador, Rafael Bordallo Pinheiro.
Raphael Augusto Bordallo Pinheiro foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor.
Após ter sido adquirida pela Visabeira em 2008, a Bordallo Pinheiro até então praticamente não existia como marca, mas hoje é uma referência na produção de cerâmica decorativa em Portugal. Utiliza técnicas de produção tradicionais que datam de mais de um século, os artesãos especializados dão vida e personalidade às suas peças, que depois viajam para todo o mundo.
A combinação da herança histórica, com moldes originais de Raphael e seu filho Manuel Gustavo, com colecções contemporâneas, resultando, em produtos que reflectem tanto o passado quanto o presente é única no mundo.
São centenas de modelos cerâmicos de criatividade ímpar, baseando-se nas tradições locais, nomeadamente na olaria caldense. Adopta a fauna e a flora como inspiração decorativa, mas também novas criações artísticas.
Boardallo Pinheiro E OS OBJECTIVOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO
No registo de Adesão ao Portugal Faz Bem, é solicitada a escolha de 3 a 6 dos 17 ODSs que ressoam com a missão e actividade listada.
Saiba mais sobre esta funcionalidade neste Artigo do Best Portugal Brands.
FICHA TÉCNICA
Especialidade –
Matérias primas utilizadas –
Acabamentos –
Produtos –
Nº funcionários –
Países de internacionalização –
Mercado –