Luxury Brands Summit debateu o sector do luxo em Portugal

Luxury Brands Summit: Portugal no radar global do Luxo e da Excelência

Evento organizado pela Associação Laurel reúne líderes do sector para debater o futuro das marcas de luxo em Portugal no Museu do Tesouro Real, Museu Europeu do Ano 2024

 

laurel vista alegre 200 years

No passado dia 15 de outubro de 2024, o Museu do Tesouro Real em Lisboa, conhecido por albergar uma coleção única de jóias da coroa portuguesa e recentemente nomeado Museu Europeu do Ano 2024, foi palco do Luxury Brands Summit.

Organizado pela Associação Portuguesa de Marcas de Excelência (Laurel), o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais do sector do luxo, em branding e comunicação, gestão e criação de marcas, bem como representantes de marcas renomadas como Aston Martin e IDEO. O objectivo foi discutir o futuro das marcas de luxo em Portugal e, mais uma vez, promover o saber-fazer nacional, com o alto patrocínio da Vista Alegre, integrado na comemoração dos seus 200 anos de 1824-2024.

 

A Associação Laurel, que já conta com três anos de actividade e representa cerca de 40 marcas portuguesas de excelência, tem trabalhado para colocar Portugal no radar mundial da indústria de luxo. Segundo Francisco Carvalheira, Secretário-Geral da associação, “Portugal produz para as melhores marcas do mundo, mas falta-nos criar negócios nacionais com um posicionamento elevado“. Este summit teve um impacto significativo junto dos 180 convites realizados, e assim se posicionou como mais um evento realizado em território nacional, com foco na criação de valor e na promoção de marcas que pretendem dar à tradição, inovação e criatividade do país​.

Com a imagem gráfica produzida pela agência Ivity, a conferência foi estruturada em quatro painéis principais: Marca, Comunicação, Retalho e Arte, cada um liderado por um keynote speaker de renome, como Rob Colmer da Aston Martin e Heather Boesch da IDEO.

Estes painéis trouxeram à discussão a relevância da importância em contar histórias autênticas na construção de uma identidade forte também através das marcas de luxo, para além do destaque que deu às melhores práticas na gestão dessas marcas. Apesar de não ter incluído diretamente designers de produto nos painéis, Francisco Carvalheira enfatiza a importância da formação e do design para a evolução do sector do luxo. Para ele, “a formação é essencial. Devemos criar uma cultura de marca e design, como fez Itália, e desenvolver planos de médio e longo prazo para fortalecer este ecossistema”​.

Num ambiente exclusivo de networking, e na presença de agências governamentais, universidades, bancos e outras associações, viveu-se um momento valioso para que as marcas portuguesas pudessem trocar experiências, construir parcerias e inspirarem-se com os exemplos de marcas internacionais e algumas nacionais. Estando algumas das marcas portuguesas já posicionadas em cidades como Nova Iorque e Chicago, com algumas peças de design já premiadas pelo Moma de NY, Francisco sublinha que, para ter expressão global, “são necessárias mais marcas fortes, que consigam posicionar Portugal no mapa do luxo mundial”​, facto aliás defendidos por outros especialistas.

Durante o evento, a importância de uma maior colaboração entre universidades e empresas foi destacada como um dos pilares para fomentar uma nova geração de designers e gestores focados no mercado de luxo. Portugal, com o seu vasto património cultural, tem todas as condições para desenvolver o seu próprio segmento de luxo, mas para isso é necessário investir numa formação sólida e criar políticas nacionais que incentivem à inovação e ao design.

A Portugal Faz Bem tem trabalhado activamente neste sentido, celebrando o potencial, a tradição, a criatividade e a inovação da Indústria Portuguesa, através da criação de novos diálogos e pontes, assente num levantamento rigoroso e alargado, dos quais já resultaram novas peças, também elas já apresentadas ao mundo e integradas em vários circuitos de luxo, sustentabilidade e circularidade. O seu foco em promover marcas portuguesas através de serviços de marketing digital e relacional mostra o compromisso com o fortalecimento das marcas locais, promovendo-as a um público mais vasto, tanto a nível nacional quanto internacional. Como discutido no Mini Summit de Maio de 2025, que contou com a participação de Francisco Carvalheira, iniciativas como a Lisbon Design Week e Luxury Brands Summit são cruciais para colocar Portugal na vanguarda do design e do luxo​.

O Luxury Brands Summit organizado pela Associação Laurel, foi mais um evento e um importante passo para a construção e promoção das marcas de luxo portuguesas, que, embora já estejam a ser reconhecidas internacionalmente, ainda precisam de mais visibilidade e apoio para consolidar a sua posição, no competitivo mercado global.

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