Descubra como a Laurel está a promover o “Saber Fazer Português” do Luxo

A Associação Laurel é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover as Marcas Portuguesas de Luxo 

Empoderar a Excelência Portuguesa é o compromisso da Associação Laurel: dar visibilidade e força à Excelência Portuguesa, tendo como lema o “Saber Fazer Português”

Associacao Laurel Francisco Carvalheira

CONTEXTO

Após o seu lançamento em Outubro de 2021, os orgãos constitutivos da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência estão prontos para mostrar ao mundo o que as Marcas Portuguesas são capazes de fazer.

Foi com muito gosto que a Joana Beirão, fundadora do Portugal Faz Bem, foi recebida nas instalações da Associação Laurel em Lisboa, a convite do seu Secretário Geral Francisco Carvalheira, e antes do período de férias de ambos. Após uma boa conversa de apresentação mútua, quisemos saber e dar a conhecer mais sobre esta nova organização. Propusemos por isso uma entrevista, que após ter sido concedida com amabilidade, transcrevemos na integra, para que fique a par de tudo sobre esta Associação portuguesa.

As imagens que partilhamos foram fornecidas pela Associação.

Associacao Laurel Logotipo

a entrevista

O que é a Laurel, quem a fundou, quando e porque tem este nome?

A Laurel é uma Associação sem fins lucrativos, com a finalidade de defender e promover as Marcas de Luxo e Excelência portuguesas, tendo como lema o “Saber Fazer Português”.

A Laurel foi constituída em novembro de 2019 com onze marcas fundadoras. Devido à pandemia, fomos forçados a adiar o seu lançamento formal, que veio a acontecer a 14 de Outubro de 2021 no Hotel Ritz em Lisboa, com a presença de oitenta e cinco marcas portuguesas. Somos ainda muito jovens, mas temos muito orgulho no trabalho que estamos a fazer pela projeção internacional das marcas portuguesas.

 

Associacao Laurel 1

 

As Marcas Fundadoras são Amorim Luxury, Atelier Francisco Torres, Comporta Perfumes, Leitão & Irmão, Maria João Bahia, Rcf Pi, Renova, Sogrape, Srs Advogados, Vista Alegre, Viuva Lamego e o nome vem dos Romanos. Em latim, em que a Coroa de Louros significava vitória e excelência.

Qual o espaço no mercado português que a Laurel vem ocupar? E internacionalmente?

A Laurel vem preencher um espaço vazio, no sentido de dar força ao que as Marcas Portuguesas fazem e representam, a nível nacional e internacional.

 

Associacao Laurel 7

 

Quantas são as marcas que a Laurel representa, e qual o critério de agregação?

Hoje temos junto de nós quarenta marcas portuguesas como Marcas Associadas, dois Embaixadores, cinco membros Honorários, e seis Entidades Institucionais.

O primeiro e mais importante requisito é tratar-se de uma marca portuguesa e ter na sua génese a Portugalidade e o Saber Fazer Português. Naturalmente, existe posteriormente uma análise no modo como a marca é trabalhada e desenvolvida, validar se as técnicas e processos utilizados na fabricação respeitam as nossas linhas de orientação no que à sustentabilidade concerne, quer numa perspectiva mais ecológica, quer no âmbito da inclusão social, aspectos que consideramos essenciais. E é muito importante sentirmos que as empresas possuem no seu ADN o desejo de transmitir às novas gerações a motivação que as leva a perpetuar aquilo que o seu país tem de melhor. Aquilo que produzimos é parte integrante da nossa identidade nacional e é muito importante não nos esquecermos disto.

Associacao Laurel 2

 

Qual o seu denominador comum?

Estar assente na excelência e no Saber Fazer Português, e a importância do Artífice.

Como caracterizam as marcas  portuguesas, tendo em conta a sua qualidade e inovação, e qual a unicidade das marcas portuguesas em contexto global?

Acima de tudo a sua singularidade. Portugal é o país da Europa com as mais antigas fronteiras. Existimos como nação há praticamente novecentos anos. Desde sempre que percorremos os mares à procura de tudo e de nada. Fomos os precursores da globalização à escala planetária. Estivemos em todos os lugares deste nosso planeta e tal tornou como nossa, a experiência enquanto povo absolutamente singular. Daí o nosso lema. Saber Fazer Português. Num mundo onde tudo é cada vez mais parecido, onde a diferença parece desaparecer a olhos vistos, aquilo que é português continua a ser português. É a nossa especificidade que nos define. As nossa marcas são portuguesas e produzem produtos portugueses. E isso é cada vez mais raro.

 

 

A Laurel  partilhou que quer fazer mais pelas marcas portuguesas. Qual a estratégia que criaram para se destacarem das demais representações?

Uma marca de luxo demora tempo a ser criada, a ser aceite e reconhecida. Baseado nestes pontos tão importantes, sentimos que temos de criar uma mentalidade nova, aproveitando o que somos hoje, um país que produz com altíssima qualidade, e iniciar um novo caminho que conduza à alteração de realidade de hoje “fábrica & exportar”, para um amanhã “marca & internacionalizar”.

É um processo a médio e longo prazo, que exige coragem, e que passa por alterar mentalidades, capacidade de investimento e uma produção consistente.

 

Associacao Laurel 6

 

Qual o impacto desta associação nos negócios das marcas que se fazem representar?

O suporte à internacionalização, de um programa, a que carinhosamente chamamos Programa Infante D. Henrique, baseado numa estratégia bem definida para levar as nossas Marcas além-fronteiras. Recentemente fomos admitidos na ECCIA , uma associação que engloba na Europa as Associações similares à Laurel, onde se congregam as 600 maiores e mais prestigiadas marcas europeias. Hoje é já um facto que os nossos Associados já estão ao mesmo nível de visibilidade que as maiores e mais prestigiadas marcas europeias, tais como a Rolls Royce, Chanel, Louis Vuitton, Brioni, Museo Nacional del Prado, Hotel Diplomat.

Acreditamos que com o nosso trabalho podemos criar em Portugal uma nova visão e atitude para as Marcas Portuguesas, criando um maior valor do nosso trabalho, um desenvolvimento muito ligado ao interior do país e às pessoas com debilidade física. 

 

 

Portugal Faz Bem é um novo portal. Como olha para este novo projecto e de que forma pode ser útil à Laurel?

 Antes de mais damos os nossos parabéns, pois todas as ações que representem defender, promover e desenvolver o Saber Fazer Português, são muito importantes, pois se assim não o fizermos perdemos a nossa cultura, a nossa identidade. Juntos acredito que 1+1=3.

Associacao Laurel 4

 

Quem são os estratégas da associação, e de que forma se organizam para elevar a voz das marcas que representam?

Temos uma Direção e um Conselho Consultivo. Pertencemos ao Board da ECCIA que abre portas que seriam impensáveis há dois anos atrás. Hoje Portugal está no radar do Luxo e Excelência Europeia.

 

Rua Domingos Sequeira 27 1 A
1350-119, Lisboa, Portugal

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.