A Homeing recebeu mais de 60 expositores com as tendências da estação
Realizada desde há nove anos no Pavilhão Carlos Lopes, a Homeing este ano decorreu entre 19 e 21 de Setembro
Foi mais uma vez um espaço aberto às novas tendências e inovação no design de interiores, mobiliário e decoração. Mais de 60 expositores estiveram em Lisboa, a maioria nacional, o que reflete a importância do design e da produção local, num evento que reuniu arquitetos, designers e outros profissionais do sector.
O tema deste ano, Storytailors, trouxe à tona discussões fundamentais sobre o futuro do design focando inovações tecnológicas, storytelling e práticas sustentáveis, reforçando a importância dos profissionais de design de interiores como criadores de espaços que acomodam experiências e histórias de vida. Um dos destaques foi o painel Storytailors: Como as Narrativas Moldam a Alma dos Espaços, moderado pela renomada designer Nini Andrade Silva, onde se falou de como uma narrativa criativa pode transformar ambientes, harmonizando a arquitectura e o design com a história e a identidade de uma comunidade.
O painel da Fbaul explorou como o storytelling pode ser utilizado para incorporar práticas circulares no design, conectando inovação tecnológica com responsabilidade ambiental. Carla Castanheta com a sua intervenção – Design e Storytelling na Transição Linear Circular – salientou a importância de contar as histórias dos fragmentos, não só porque há uma resistência do público às peças feitas a partir de desperdícios, como de consciencializar que o design circular é sustentável.
Também em exposição estiveram uma série de ambientes assentes em Storytaillors, como a proposta inspiracional de ambiente “Crossing Altantic Pavillion” de Patrícia Catalão, a instalação de Beatriz de Almeida da FBAUL – “Narrando Histórias Através do Design”; o espaço lounge de Bárbara Penaforte – “Let’s Take a Break”. Ainda a destacar a exposição “Taylor Design Award”, um prémio criado por Santos Monteiro em parceria com a ESAD.CR, cujo desafio deste ano foi criar um grafismo/ilustração para reproduzir num tapete Taylor.
Ao longo dos mais de 60 expositores da Homeing pudemos ver os irresistíveis mármores da AMMIH, os coloridos azulejos artesanais contemporâneos da New Terracota, a Iluminação luxuosa da Serip, os têxteis de alta qualidade da Graciosa, entre muitas outras marcas portuguesas de referência.