Fazer é, simultaneamente, uma Revista e uma Exposição.

Fazer : Exposição e Revista que exploram a transformação societal também através do Design

Na sua edição inaugural, Fazer#1 debruça-se sobre assuntos que vão dos prémios de design gráfico às exposições de arquitectura, dos tapetes às máquinas de café, da propaganda política ao trabalho. 

 

ARTIGOS 4

A nova parceria entre a Fidelidade e a Culturgest recebeu o nome de Território. É uma iniciativa que traz aos públicos de Lisboa e Porto um ciclo de nove exposições colectivas, sendo que Fazer é o quarto momento do ciclo, concebidas por outros tantos curadores nacionais. O foco estará colocado ao interesse destes curadores não apenas no campo da arte. O seu objectivo é deixar um testemunho no seus territórios de investigação particulares, através de convivências de peças de diferentes origens, idades e estatutos.

Com a curadoria/edição de Vera Sacchetti e Frederico Duarte, a Exposição/Edição Fazer e Território#4 inaugura a 22 de Setembro, na Fidelidade Arte, em Lisboa.

Recebemos no início da semana, o Convite para a inauguração e decidimos agradecer compartilhando o momento. Escusado será dizer que tudo que tenha a ver com “fazer”, em português, nos desperta interesse, mas quando envolve saber-fazer, design, arte e cultura ficamos fixados ao conteúdo. 

Neste caso, interessou-nos muito o facto de para além da Exposição existir uma Revista, ou talvez seja ao contrário, pelo facto de vir a existir uma nova Revista, a Fazer, há também lugar para uma exposição. O objectivo da Fazer é focar a atenção do público no modo como o design contribui para as grandes transformações societais que estamos a viver, e já assim sem ver nada enaltecemos a iniciativa!

Primeiro sobre a Revista

A edição inaugural Fazer#1 debruça-se sobre assuntos que vão dos prémios de design gráfico às exposições de arquitectura, dos tapetes às máquinas de café, da propaganda política ao trabalho, e pelo convite entendemos que irá ser exposta sob a curadoria de Frederico Duarte e Vera Sacchetti. A edição da Revista é também de ambos. A partir do dia 22 de Setembro, com inauguração pelas 22h, no espaço Fidelidade Arte, em Lisboa, estará exposta a Fazer#1 e em seguida, haverá uma segunda exposição na Culturgest do Porto, dedicada à Fazer#2.

Fazer pretende ser a principal Revista de design em língua portuguesa e uma nova instituição activa no campo do design em Portugal, e tem como ponto de partida a pesquisa e o mapeamento dos territórios do design contemporâneo, apresentado e mediado por aqueles que o fazem e representam. Para tal, conta com uma extensa rede internacional de colaboradores e parceiros, que lhe permitirão abordar temas provocatórios através de formatos inovadores e inesperados.
Enquanto projecto editorial e curatorial, a Fazer convoca uma nova geração a ler, pensar e agir em torno da disciplina do design. A sua história começa agora.

A exposição

Em cada exposição, Território#4 e Território#5, os artigos da Revista serão apresentados através de artefactos e processos associados. Os temas e as ideias exploradas pelos seus autores serão discutidos em Programas públicos, que decorrerão ao longo das 15 semanas. A Fazer#1 será lançada a 5 de Janeiro, dia em que termina a Exposição na Fidelidade Arte.
A entrada é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 20h, (horário excepcional para esta exposição).

Mal podemos esperar para ver!

Sobre os curadores

Vera Sacchetti (Lisboa, 1983) é crítica e curadora de design, com base em Basileia, Suíça. Desempenha diversas funções como curadora, investigadora e editora, mais recentemente como coordenadora do programa da iniciativa multidisciplinar Driving the Human (2020-2023) e curadora da edição inicial do festival de arquitectura Archipelago: Architectures for the Multiverse (2021). É co-curadora da série de eventos TEOK Basel e co-fundadora da iniciativa curatorial Foreign Legion. Sacchetti foi curadora associada da 4ª Bienal de Design de Istambul, A School of Schools; conselheira curatorial da BIO 50 Bienal de Design em Ljubljana, Eslovénia; e, como parte da consultoria editorial Superscript, dirigiu a série de eventos “Towards a New Avant-Garde” na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2014. Editou recentemente Design as a Tool for Transition: The Atelier Luma Approach; e Design As Learning: A School of Schools Reader. Escreve para publicações especializadas como Disegno, Metropolis, e The Avery Review, entre outras. Sacchetti ensina na HEAD Genebra, e em 2020 foi nomeada membro da Comissão Federal de Design da Confederação Suíça.

Frederico Duarte (Lisboa, 1979) é um crítico e curador de design. Tem uma licenciatura em design de comunicação pela FBAUL, um mestrado em crítica de design pela SVA e um doutoramento em curadoria pela Birkbeck College e Victoria & Albert Museum. É actualmente assistente auxiliar convidado na FBAUL, coordenador de comunicação do projecto Bauhaus of the Seas Sails no Interactive Technologies Institute do IST e co-fundador da revista Fazer.

Sobre a Fidelidade Arte

Website

Sobre a Culturgest Porto
Website

créditos

Informação construída com base em conteúdo público. Imagem retirada do Convite que recebemos.

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.