Feltrando: a Arte do Feltro que reinventa Tradição e Sustentabilidade

Descubra como a Feltrando combina técnicas artesanais e design moderno a criar produtos que promovem a história e a inovação do feltro.

A Feltrando Portugal é uma marca portuguesa de tapetes, luminárias, malas e outros acessórios fundada pela artista plástica e designer Filomena Almeida, que combina a arte de trabalhar o feltro com o design.

 

Feltrando Rug Tartan

É um projecto pessoal que incorpora a história portuguesa, destacando-se no mercado pela sua qualidade, inovação e versatilidade de produtos derivados deste material, tão português.
A Feltrando combina as técnicas artesanais com a modernidade na criação de produtos únicos, enquanto promove a história e a inovação do Feltro.

Origem e Inspiração da Feltrando

Filomena Almeida é licenciada em Artes Plásticas e desenvolve desde 1995 projectos artísticos no âmbito da escultura, com predominante interesse pela pedra, madeira e metais. Em 2000, cumpre o seu crescente interesse pelo design de interiores, e leciona na Escola Profissional de Design da Pedra – Porto. O vasto conhecimento e gosto pelos materiais e processos manuais e industriais, aliados a viagens e experiência como escultora, fazem com que se interessasse emocionalmente pelo feltro.

Com uma marca portuguesa que oferece produtos feitos em feltro, a questão “afinal o que é o feltro?” cresce.

Feltrando Portugal

1- O que torna o feltro um material tão especial e versátil?

O feltro foi criado no antigo Egipto exclusivamente com pêlos de animais, sendo os mais comuns as ovelhas, camelos e lebres. Hoje é um material produzido em lã, como também em materiais sintéticos. É considerado um TNT (tecido não tecido), sendo que as fibras são compactadas e não trançadas, podendo ser costurado, colado ou mesmo cortado. Devido ao processo de fabricação de hoje, o feltro dispõe de uma grande variedade de cores, espessuras, texturas e estampagens, e a versatilidade pode ser utilizada em vestuário, acessórios e artigos de decoração.

O feltro é ainda hoje um símbolo da região norte de Portugal, local onde se produz o melhor feltro do mundo para a indústria da chapelaria mundial. É um material que marcou toda uma região cultural e economicamente, até hoje, tanto no legado histórico deixado no artesanato local, como pela inovação do uso do feltro para outros fins.

É com muita determinação e orgulho que a Feltrando trabalha todo esse património. Desde a concepção à produção, trabalha com empresas locais responsáveis e valoriza o trabalho dos artesãos, estabelecendo pontes de produção que dão visibilidade à economia local, ao craftsmanship e a novas tecnologias. O feltro utilizado é da Fepsa, líder mundial na produção de feltros para chapéus e parceira desde o início da marca.

2 – o mercado actual e compromissos

A Feltrando iniciou-se como Atelier Ocupacional onde pessoas em vulnerabilidade social têm a oportunidade de aprender técnicas de produção do feltro numa perspetiva ocupacional, mas também de adquirir competências técnicas para o mercado do trabalho. Após expor no Museu da Chapelaria, as primeiras “peças de design” resultantes do atelier concorrem ao Prémio Oliva Rewind Award, com a bolsa de mão – Miss Olive, inspirada nas antigas sacas de tiras em feltro típicas da região, tendo ganho na categoria de Acessórios de Moda. Depois disso, a Santa Casa da Misericórdia de S.J. Madeira passa a promotora do projecto, e ganha sede na Oliva Creative Factory.

Hoje, a Feltrando Portugal assume-se como projecto empresarial, enquadrada nas Indústrias Criativas, na Economia Circular e Upcycling que promove o Slow Living, pela compra de produtos que durem uma vida. Ela progride em duas frentes de trabalho em simultâneo, uma de proximidade com a sua região e as suas gentes, com a realização de ciclos de workshops, promovidos com o Museu da Chapelaria, e participação nos Mercadinhos Sustentáveis e também no âmbito do Design.

Feltrando

3 – redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais

A Feltrando foi criada com uma proposta de valor baseada nos princípios da Economia Circular. O uso do feltro, que é um resíduo industrial de uma indústria local emblemática, é um dos pilares da marca. Além disso, a reabilitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social é promovida através dos três Ateliers Ocupacionais na Valência Trilho da Santa Casa da Misericórdia de S. J. Madeira.

“Trabalhamos diariamente para tornar a marca cada vez mais eficiente sob a óptica da Economia Circular, desde a selecção de materiais até ao método de expedição dos produtos para os clientes”

Na criação das colecções, há engenho e criatividade, com recurso à utilização das formas em madeira para entrelaçar o feltro e as mesmas ferramentas na produção de novos produtos. Um exemplo dessa abordagem pedagógica é a Grinalda, uma peça que incorpora pequenos pedaços de feltro resultantes da produção. Esses fragmentos, em vez de serem descartados, são guardados e utilizados em workshops com crianças, onde é passada a importância da reciclagem e do não desperdício.

Feltrando Placemat Peach

4 – Para onde voam as peças da Feltrando

A marca portuguesa aproveita a versatilidade do feltro industrial para criar uma ampla gama de produtos de forma sustentável. Entre os itens mais populares estão bases para copos, individuais de mesa e tapetes, que combinam design e funcionalidade. Estes produtos feitos no norte do país podem também ser personalizados com espírito da economia circular e com um forte compromisso com a sustentabilidade, como a maioria das marcas portuguesas.

As peças da Feltrando Portugal são comercializadas principalmente em Portugal, mas também chegam a lojas internacionais, especialmente em Espanha. Além disso, a marca expande o seu alcance global através de marketplaces portugueses com visibilidade internacional. Assim, as criações da Feltrando não só voam pelo território nacional, mas também para mercados estrangeiros, levando consigo a qualidade e a inovação do design português.

Na comemoração dos seus 10 anos de existência, o trabalho da Filomena é muito mais do que ser marca, já que promove a tradição, a inovação e a sustentabilidade, tendo um grande compromisso com a qualidade e o impacto social. Esta marca continua a conquistar o mercado português e internacional oferecendo produtos que contam histórias e que conquistam pela sua originalidade.

A Feltrando é simultaneamente Sustentabilidade e Inovação!
Visite a Feltrando no Mapa Portugal Faz Bem de Marcas Portuguesas.

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.