Lisbon by Design: mostra a Arte e o Design português

Lisbon by Design: um evento que mostra a Arte e o Design português

Servindo-se da cidade de Lisboa como plataforma, a feira Lisbon by Design e a Lisbon Design Week mostram como a criatividade aliada à indústria nos ajuda a viver num Mundo melhor

 

LisbonbyDesign0110PALACETE GOMES FREIRE

Introdução:

Desfrute de produtos de Marcas e Artistas portugueses e viva num Mundo melhor.

No mundo actual, procuramos constantemente novas formas de melhorar a nossa qualidade de vida e contribuir para um mundo melhor. Produtos, peças e arte com propósito convidam-nos a uma jornada de descoberta e experiência que hoje, obrigatoriamente, tem de nos conectar para um estilo de vida mais sustentável, autêntico e gratificante em que a qualidade já não basta.  A Lisbon by Design transporta-nos para um universo que carece de muita valorização, e por isso decidimos elaborar este artigo que introduz duas interessantes entrevistas que realizamos às autoras dos eventos Lisbon Design Week, lado a lado da Lisbon by Design, e que já lhe antecipamos o sucesso.

Valorizando o talento e a tradição:

A indústria portuguesa tem sido conhecida pela sua qualidade excepcional, embora com avanços e recuos liderados por conjunturas e modas, resultado de séculos de experiência, habilidade e tradição transmitidas de geração em geração, que tem conseguido manter. Ao apoiar e preferi-la estamos a valorizar o talento e o trabalho empreendedor português, a incentivar a preservação de tradições e técnicas artesanais e industriais. Cada produto português reflecte o cuidado e a dedicação colocada em cada criação, tornando-os verdadeiras obras de arte distintivas, que nos convidam a usufruir de experiências autênticas e enriquecedoras.

Sustentabilidade e responsabilidade social:

Atrevemo-nos a afirmar que hoje a indústria, o design, os artistas e a criatividade portuguesa já apresenta um forte compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social. Há aspectos governamentais a melhorar, claro que sim, mas sente-se o compromisso com a minimização do impacto ambiental, que adere em movimento e adopta práticas de produção sustentáveis, que em muitos casos apenas foi necessário valorizar e dar-lhe animo para que se valorize. A industria nunca deixou de utilizar matérias-primas locais e renováveis mantendo assim um lugar de progresso, atrevemo-nos a afirmar, e promoção em bom número da preservação da natureza. Além disso, as iniciativas de responsabilidade social de apoio a comunidades locais aumentam (muitas existem há muito), tendo o objectivo de garantir condições mais justas de trabalho, e contribuir para causas sociais relevantes, que essas sim têm vivido em grande tribulhão.

Unicidade e enriquecimento:

Em Portugal é fácil elaborar o convite à experiência autêntica e enriquecedora já que ela existe de forma até profana, basta apenas trazê-los ao de cima, à tona da água. Cada produto, cada canto, cada artista, cada território conta uma história única, enraizada nas tradições e na cultura portuguesa, e o caminho à sua exploração está totalmente receptivo. Seja um móvel premiado, um revestimento artesanal ou uma peça mais artística, cada um transporta-nos para a riqueza do património português. Ao integrar estes produtos nas nossas vidas, estamos a conectar-nos a uma herança cultural valiosa e a enriquecer a experiência do dia a dia que hoje são mundialmente procuradas. 

Impulsionar a economia local:

Ao optar por Marcas Portuguesas, apoiamos a economia local e contribuímos para o crescimento sustentável do país. Ao apoiar essas marcas, geramos empregos, fortalecemos comunidades e promovemos o desenvolvimento de um sectores produtivos nacionais para serem mais prósperos. Além disso, a preferência por produtos locais reduz a dependência de importações, e fortalece a independência económica do país.

Proporcionar experiências de vida num mundo melhor com o desfrute de produtos industrializados, artesanais e artísticos produzidos em território português, é uma realidade que importa valorizar. O talento, a tradição, a sustentabilidade e a responsabilidade social nacional aumentam a apetência por produtos autênticos e enriquecedores, que aqui é possível fazer crescer, já que o país mantém uma camada de autenticidade propicia, que outrora fora problema e hoje mostra-se como oportunidade.

Lisbon by Design e lisbon design Week:

Pensamos que foi esta realidade que atraiu as empreendedoras e amigas Julie e Michelle, autoras e impulsionadoras dos 5 dias dedicados ao artesanato, arte, design e indústria portuguesa, e não estávamos enganados. Porque a indústria dos eventos também ela hoje cumpre um papel preponderante na divulgação e apoio à economia local, tivemos a curiosidade de saber porque razão é que duas amigas de origem belga, decidiram juntar-se para dar uma maior expressão pública ao que se produz em Portugal, no âmbito da arte e do design, e se associaram para dar continuidade à 3ª edição da Feira Lisbon by Design e em colaboração, lançar a Lisbon Design Week.

Quisemos saber mais sobre como Portugal as cativou, o que as leva a manter e montar estes 2 eventos em paralelo, e dentro do possível saber mais sobre o que está por trás da cortina, não fossemos nós vidrados em saber tudo sobre tudo o que se faz bem e porquê. Decidimos assim solicitar uma Entrevista a cada uma destas duas amigas e que transcrevemos na íntegra, e que amavelmente a agência o Apartamento.com agilizou.

Antes de “saltar” para as palavras de ambas, saiba que a Lisbon by Design e a Lisbon Design Week têm websites próprios. A primeira instala-se no Palacete  Gomes Freire e a segunda tem um Programa em pdf que linkamos, e um Mapa que convidamos a ver e guardar, para seguir e participar em tudo aquilo que lhe for possível, já que temos a certeza que vai amar!

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.