Olivah
A marca portuguesa Olivah, com os dois olhos nas mãos, olha a pedra por dentro, para além do que é bruto
Exercitar na maquete e na criação, a experiência com o mundo da pedra e um olhar cuidadoso, foi o que fez nascer a Olivah.
A ideia
Do seu estúdio, cabeças pensantes e criativas brincam com a forma e conseguem visualizar no bloco e no retalho, mais do que veios, sedimentos.
Com a ideia do reaproveitamento na cabeça e o lema de que nem tudo é lixo, mãos apaixonadas pelo fazer da arquitetura e do design, procuram nas pedreiras aquilo que fica à mercê do tempo, fazendo a ponte entre a ideia e o objecto, num processo atencioso. Aí reside a mágica que tem cultivado nos rascunhos: com a ajuda de máquinas de alta tecnologia e especialistas no material, a Olivah consegue transformar as pedras que interpelam no seu caminho em objectos singulares.
O propósito
É do que pesa que sai a carta na manga, um objecto azeitado no processo artístico até que se transforma naquilo que a pedra com novos moldes e arestas, nasceu para ser: uma obra de arte. A pedra ganha a leveza da obra-prima e pode até ser uma jóia de família, pronta para coreografar com a mobília do seu espaço predilecto, sem passar despercebida.
Ao abrir as cortinas, Olivah dá palco às pedras protagonistas, com suas marcas e cicatrizes, peças principais de uma narrativa dos nossos tempos. Ela deixa de ser para revestir para vestir, porque no idioma Olivah, significa pedra que veste.
Olivah e os Objectivos para transformar o Mundo
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”, acrescentou.
Segundo o Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Portugal materializa nos ODS 4, 5, 9, 10, 13 e 14 as suas prioridades estratégicas na implementação da mesma.
Em 2022, o relatório da ONU sobre desenvolvimento sustentável, conduzido por cientistas independentes, destacou Portugal como um dos países mais sustentáveis do mundo. Da lista dos 17 ODSs, a marca portuguesa Olivah materializa os seguintes:
FICHA TÉCNICA
Especialidade – Design e produção de mobiliário, peças decorativas e artísticas em pedra natural
Matérias-primas utilizadas – Pedra Natural (Mármores, Granitos, Calcarios etc.)
Acabamentos – Amaciado, Polido, Escovado, Areado, Bujardado, Escasilhado e Texturas
Produtos – Mobiliários e peças decorativas/artísticas
Número de funcionários – 4
Países de internacionalização – Europa, América do Norte e América Latina
Mercado – B2B & B2C
Comentários recentes