Olivah, o encanto intemporal da pedra

Pedras que vestem casas. Pedras que vestem sonhos.

Gisella Tortoriello criou a marca portuguesa Olivah, após 20 anos de experiência na indústria da pedra

Já dizia Antoine de Saint-Exupéry que “um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras, no momento em que um único Homem o contempla, nascendo dentro dele a imagem de uma catedral”.

Assim fez a arquitecta Gisella Tortoriello ao criar a Olivah, uma marca portuguesa de peças decorativas, artísticas e de mobiliário em pedra, após 20 anos de experiência na indústria do sector da pedra, obrigada pela pandemia a fazer uma reflexão forçada.

 

Olivah 1

 

Ao olhar para os próprios cacos, num momento tão sensível das nossas vidas, um olhar fê-la criar mais além. Esta observação aliada à sua admiração pela arte e paixão pelo design, pelo belo e pela pedra natural, e à vontade de transformar desperdícios em luxo, levou-a à criação da marca Olivah num reencontro com a arquitectura.

 

Olivah 11 1

 

Esta jovem marca portuguesa, que nasceu em 2021, tem a sua sede numa região com tradição no trabalho da pedra e o selo do saber fazer, passado de geração em geração. É em Sintra que a Olivah concretiza o design de peças únicas, num processo que começa pela criação de um modelo 3D, seguido da seleção da matéria prima em pedra natural de diferentes tipos, como o mármore, o calcário, o xisto e o granito.

OLIVAH 1 1

Depois de seleccionada a melhor pedra para cada projecto, é levada para as máquinas de corte, ou de corte CNC, encaminhada para as áreas das esculturas, e por último para as mãos dos especialistas. Todo este percurso que alinha com o rigor do seu design,  é realizado em parceria com empresas da industria.

A pedra natural que a Olivah utiliza é maioritariamente de origem portuguesa, e sempre que possível são utilizados desperdícios na concepção das suas coleções, já que uma das permissas orientadoras da marca é que nem todos os desperdícios se tornem lixo, procurando nas pedreiras aquilo que fica à mercê do tempo, fazendo assim a ponte entre a ideia e o objecto. Pedaços de pedras, pontas de blocos, chapas com defeitos, e refugo ganham novas formas e funções ao se transformarem em objectos singulares de design.

 

Artigo Olivah Portugal Faz Bem.jpg. Artigo Olivah Portugal Faz Bem 2

 

As peças desta marca portuguesa já estão em além fronteiras, pelos nos segmentos da arquitectura, decoração e arte de luxo. Os seus clientes vão desde empresas distribuidoras, galerias de arte, artistas e designers, até ao cliente final. A Olivah conta com um pequeno portfólio e outras peças que são solicitadas sob encomenda, pelo que se a sua ideia tiver a pedra natural como matéria prima, a equipa de arquitectos, designers e técnicos de produção, vão ajudar a dar forma ao que imaginou.

A pedra natural tem sido uma escolha popular durante séculos em todo mundo, e especialmente em Portugal, já que tem uma forte tradição e capacidade de resposta aos maiores desafios mundiais na sua aplicação. E no mundo de hoje, em que a sustentabilidade se tornou uma prioridade máxima, tanto para os indivíduos como para as empresas, o seu correcto uso tornou-se ainda mais valioso.

Hoje, mais conscientes das necessidades de proteger a permanência do Homem no planeta Terra face ao impacto das nossas acções no ambiente, estamos constantemente à procura de formas para reduzir a nossa pegada de carbono, e esse também é o cuidado da marca Olivah.

 

Olivah 4

A pedra natural é considerada um material de construção sustentável por várias razões. Em primeiro lugar, é um recurso renovável que pode ser extraído da terra de forma responsável e sustentável. Além disso, a pedra natural é um material durável e resistente que pode durar muitos anos com pouca manutenção, reduzindo assim a necessidade de substituição e minimizando o impacto ambiental associado à produção de novos materiais de construção.

 

A pedra natural também é um material de baixo impacto ambiental, pois não requer produtos químicos tóxicos para sua produção e não emite compostos orgânicos voláteis (COV) ou outros poluentes atmosféricos. É um material que pode ser facilmente reciclado ou reutilizado em novas construções, minimizando assim a quantidade de resíduos gerados pela indústria da construção.

Assim, se procura fazer uma escolha sustentável, e ao mesmo tempo acrescentar um toque de elegância e beleza natural ao seu espaço, os objectos em pedra natural da Olivah são uma opção perfeita.

Olivah 11 2

Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sob o cunho da ONU, a Olivah empenha-se em oferecer trabalho digno na construção de infra-estruturas resilientes, na promoção da industrialização inclusiva e sustentável e na inovação. Assim como contribui para reforçar os meios de implementação e revitalização das parcerias para o desenvolvimento sustentável.

A Olivah é uma marca portuguesa referenciada no Mapa Portugal Faz Bem com todos os seus Contactos e Ficha Técnica. Conheça também quais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que a marca Olivah elegeu como prioritários.

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.