O que é Portugal Faz Bem?

Saiba como nasceu e cresceu o novo Sítio das Marcas Portuguesas.

Portugal Faz Bem promove as melhores marcas portuguesas ao longo de todo ano

Contribuímos para a construção de um mundo melhor, onde as pessoas desfrutam as melhores marcas nacionais

 

Portugal Faz Bem é um portal inovador que nasce da vontade de um pequeno grupo de profissionais da arquitectura, do design e do marketing, desejarem facilitar a pesquisa e o conhecimento sobre Marcas Portuguesas num só sítio, de modo a conferir-lhes mais destaque e fácil acesso, ao longo de todo o ano.

Com foco na partilha de produtos e histórias sobre o saber-fazer português da indústria à manufactura, Portugal Faz Bem pretende projectar e aumentar a visibilidade da nossa indústria, proporcionando uma experiência informativa para os entusiastas da marca Portugal.

2

Como tudo começou

Portugal Faz Bem começa com o “Mais Português Hotel do Mundo” e a criação de um conceito para um novo espaço hoteleiro efémero, montado com recurso único a marcas portuguesas, para a Feira Horexpo & Alimentária, em 2017.

Esta acção de criação de conceito originou 8 meses de investigação e gestão de equipas que culmina numa montagem que expõe 50 marcas portuguesas, a qualidade e diversidade da produção nacional e termina após 4 dias com enorme sucesso. Num espaço hoteleiro composto por área de Recepção, um pequeno Lobby, Sala de Estar, Sala de Refeições e 2 Quartos Premium, criado por 5 gabinetes de arquitectura de interiores em função de cinco narrativas portuguesas diferentes, foi exposta a autenticidade nacional como elemento transversal à dinamização turística no país à época.

Durante este trabalho de criação, gestão de conceito e desenvolvimento das 5 propostas, identifica-se a falta da sistematização de informação relativa ao tecido empresarial português do sector, devido sobretudo à sua dispersão, ao mesmo tempo que é colocado a olho nu a desinformação relativa a marcas portuguesas, já que muitas embora contassem com a notoriedade internacional, são desconhecidas em Portugal.  O resultado do sucesso da acção e a constatação de que o desconhecimento relativo às marcas portuguesas do sector era geral, leva à vontade de criação de um sítio que mapeasse e contasse as suas histórias.

Workshop de Design Thinking & Prototyping

4

3
Workshop “O Hotel, que Futuro e Inovação?”

Não é de menos importância para a decisão de criação deste portal, a realização do Horexpo Innovation Lab “O Hotel, que Futuro e Inovação?”. Desencadeado pelo decorrer da certificação em Design Thinking & Prototyping ao momento, Joana Beirão autor do conceito “O Mais Português Hotel do Mundo”, decide propor uma acção de  imersão e exploração de conceito, convida cerca de 50 hoteleiros seniores e juniores, para integrarem dois dias de workshops de inovação que procuram alcançar linhas orientadoras sobre o Hotel do Futuro (estávamos no ano de 2017).  O objectivo é alcançado e revelador de que era urgente activar a portugalidade e o design português, entre outros desafios e necessidades que o sector apresentava.

Os Encontros #PortugalFazBem

Com os dados provenientes destas duas acções em mãos, nasce a vontade de criar este projecto que passa primeiramente por uma fase de investigação, compilação de informação e mapeamento já que pretendia medir o número de marcas que poderiam constar num novo Directório, e que tecido empresarial se iria efectivamente mapear. Nesta fase Joana Beirão actua sozinha e no exercício da sua actividade com arquitecta de interiores, colecionando e sistematizando a informação que se encontrava completamente dispersa. Em 2018 lança a versão Portugal Faz Bem 1.0 numa primeira landing page que anuncia um novo guia digital dedicado às marcas portugueses e em 2019 os primeiros Encontros Portugal Faz Bem com o objectivo de conhecer e ter um relacionamento mais próximo com criativos, marcas e a produção, de modo a entender melhor os seus relacionamentos empresariais.

Estes Encontros Portugal Faz Bem vinham a revelar-se um excelente meio de investigação,  tiveram o seu pontapé de saída nas instalações da Fábrica das Startups, posteriormente servem para a criação da capa da Revista “As Vozes do Empreendedorismo Feminino“, seguindo-se uma parceria com a Roca Lisboa Gallery.

O feedback dos orados e da assistência foram desde logo muito positivos, e os Encontros passaram a ser regulares.

No decorrer desses Encontros e à medida que mais marcas foram fazendo parte do Directório, percebeu-se a tendência e o gosto pela valorização de tudo o que é autêntico e local, em contexto universal.

Forçando a análise e vontade de incluir no projecto um pilar ligado ao turismo (vivia-se o cenário muito claro e positivo do aumento deste mercado), foi óbvia a ideia de incluir uma dinâmica ligada ao Turismo Industrial, e surge a vontade de partir para a construção de Roteiros de visitação a espaços de artesãos, manufacturas e indústria, com o objectivo de criar experiências únicas e aumentar por um lado a notoriedade das marcas, e por outro proporcionar o alargamento do conhecimento geral sobre a produção do sector que inclui a construção, decoração, mobiliário e utensílios domésticos, entre outros que vale aproximadamente 26,3 mil milhões de euros em Portugal, representando cerca de 11% do VAB total do país.

Após algum tempo de maturação é consolidada a escolha pelo Design e Arquitectura, Produção Portuguesa e  Turismo como os 3 pilares de actuação do projecto, para a promoção de Portugal através das suas marcas.

Para além do contacto com vários criativos e colegas de profissão e algumas Associações ligadas ao sector, é decidido aumentar o nosso conhecimento relativo aos dados e dinâmicas sobre o Turismo Industrial em Portugal e neste sentido, o Turismo de Portugal revela-se um parceiro muito importante, já que ao momento a Rede Nacional de Turismo Industrial português dava os seus primeiros passos. Desde logo, depois de conhecer o projecto a direcção da rede lança o convite de participação no 4.º Webinar do Turismo Industrial de Portugal que é aceite prontamente. Esta participação e envolvência com as várias acções do grupo, trás uma grande aprendizagem sobre este tipo de turismo, e permite validar a aposta.

A consolidação do modelo

Portugal Faz Bem 2.0 apresentou-se então como um novo portal de modelo de Subscrição com o objectivo de promover as Marcas Portuguesas através de um Directório mapeamento, e um conjunto de Eventos e Experiências de Turismo Industrial promovidas ao longo de todo o ano. Este modelo é trabalhado durante todo o confinamento por Covid19 de forma 100% digital, e posterior desconfinamento.

 

O propósito do portal Portugal Faz Bem é contribuir para a consolidação da uma  comunidade que valoriza a qualidade do processo criativo e produtivo do que de melhor se faz em Portugal, e dar a conhecer numa estrutura acessível e organizada a portugalidade, através do design e do saber-fazer intrínseco nas marcas portuguesas. Ao apelar ao recurso a profissionais e produções locais, contribui para a sustentabilidade da indústria local e autêntica, e da economia do país, objectivos constituintes do Conselho Global de Turismo Sustentável e dos ODSs 2030 identificados pelas Nações Unidas em 2015, numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), espinha dorsal do actual modelo.

Ao longo de dois anos o Directório Portugal Faz Bem tem vindo a promover Fábricas e Manufacturas Industriais, através do mapeamento das Marcas Portuguesas e Histórias. Os 28 Encontros Portuga Faz Bem realizados ao longo deste tempo, têm vindo a estreitar relacionamentos através da realização de Conversas que envolvem a Criatividade, a Produção e o Turismo Industrial, dos quais fez também parte a 1ª Edição da Conferência Portugal Faz Bem 3Days Summit, que já incorporava explicitamente o termo Sustentabilidade.  As Experiências Portugal Faz Bem consolidam a vontade de dinamização de iniciativas de Turismo Industrial, que estreitam ainda mais os laços criados nestas conversas.

Facebook Portugal Faz Bem 2

Aleluia Cerâmicas, S.A.

Portugal faz bem 3.0 e Os 17 Ods

Com o objectivo de aprimorar e expandir o modelo já existente para outros sectores, foi lançada uma nova versão do portal – Portugal Faz Bem 3.0. Além de promover as melhores marcas portuguesas, desde a indústria até à manufactura, o portal apresenta agora um mapeamento dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) em que cada marca trabalha mais, e que destacam as ações necessárias para o sucesso em nome das pessoas e do planeta.

Esta nova versão do Portugal Faz Bem inclui uma lista mais ampla de marcas portuguesas mapeadas, além de Lojas e Locais de uso diário e Visitas para Turismo Industrial Vivo e Criativo. O objectivo é oferecer aos usuários uma experiência mais completa e envolvente.

O novo modelo e serviços Portugal faz bem 3.0

Num Mundo cada vez mais digital  importa destacar a importância do Marketing Digital para as Marcas, os seus locais e lojas: hoje é essencial estar presente na internet para ser visto e lembrado pelo público-alvo. O serviços do portal Portugal Faz Bem 3.0 ajudam a aumentar a visibilidade das marcas e lojas portuguesas no ambiente online. Assim hoje ajudamos a aumentar a visibilidade das marcas nos motores de busca criando estratégias de marketing digital de SEO e criação de conteúdo para redes sociais e e-mail marketing. 

Revemo-nos em projectos digitais de sucesso que promovem associativamente produtos portugueses como o Portugal Fashion, Portugal Shoes e o Visit Portugal e por isso decidimos criar um modelo que para promover produtos para a Casa, para Ambientes de Interiores e Exteriores, que se possa assemelhar.

Partindo do nosso know how como projectistas e acrescentando uma nova layer de conhecimento e partilha decidimos criar um modelo smart complementar a outros existentes, assente em planos de subscrição anuais flexíveis e acessíveis, para clientes com necessidades e orçamentos diferentes, e assim atrair o maior número de marcas, não descurando nunca a selecção da qualidade e sofisticação de cada produto e história. Estamos a trabalhar para criar o novo Mapa das Melhores Marcas Portuguesas!

A Mentora
Joana BeiraoJoana Beirão é Arquitecta de Interiores, Design Thinker e Business Designer, com 30 anos de experiência no mercado da construção e reabilitação. 

​Sempre viveu em Lisboa, mas as longas férias de verão eram passadas no campo, em propriedades da família, fazendo com que Joana valorizasse o conhecimento local e autêntico. Ao longo de toda a sua carreira, maioritariamente em território nacional, fez questão de preservar, reabilitar e resgatar tudo o que agora sabemos ter um valor único, no contexto universal em que vivemos – o que é português. 

Em 2017 foi convidada pela direcção da Feira Internacional de Lisboa para criar um conceito integrador de novos espaços hoteleiros no mercado que abriam caminho à legislação do Alojamento Local no país, onde resultou o “Mais Português Hotel do Mundo”  criado com recurso 100% made in Portugal e marcas portuguesas.  Nesta criação de conceito e projecto muito bem sucedido, Joana tinha reunido uma boa parte das marcas portuguesas e identificado algumas oportunidades para o sector. O seu lado empreendedor deu origem ao que é hoje o Portugal Faz Bem.

Pesquisa

Veja também Explore algumas das melhores Marcas Portuguesas e locais de Parceiros e Amigos.