Portugal Faz Bem é o portal que promove as melhores Marcas Portuguesas pelo mundo, através da sua História, Produção, Design e Sustentabilidade
Como tudo começou
Portugal Faz Bem começa com o “Mais Português Hotel do Mundo” e a criação de um conceito para um novo espaço hoteleiro efémero, montado com recurso único a marcas portuguesas, para a Feira Horexpo & Alimentária, em 2017.
Esta acção de criação de conceito originou 8 meses de investigação e gestão de equipas que culmina numa montagem que expõe 50 marcas portuguesas, a qualidade e diversidade da produção nacional e termina após 4 dias com enorme sucesso. Num espaço hoteleiro composto por área de Recepção, um pequeno Lobby, Sala de Estar, Sala de Refeições e 2 Quartos Premium, criado por 5 gabinetes de arquitectura de interiores em função de cinco narrativas portuguesas diferentes, foi exposta a autenticidade nacional como elemento transversal à dinamização turística no país à época.
Durante este trabalho de criação, gestão de conceito e desenvolvimento das 5 propostas, identifica-se a falta da sistematização de informação relativa ao tecido empresarial português do sector, devido sobretudo à sua dispersão, ao mesmo tempo que é colocado a olho nu a desinformação relativa a marcas portuguesas, já que muitas embora contassem com a notoriedade internacional, são desconhecidas em Portugal. O resultado do sucesso da acção e a constatação de que o desconhecimento relativo às marcas portuguesas do sector era geral, leva à vontade de criação de um sítio que mapeasse e contasse as suas histórias.
Workshop de Design Thinking & Prototyping

Não é de menos importância para a decisão de criação deste portal, a realização do Horexpo Innovation Lab “O Hotel, que Futuro e Inovação?”. Desencadeado pelo decorrer da certificação em Design Thinking & Prototyping ao momento, Joana Beirão autor do conceito “O Mais Português Hotel do Mundo”, decide propor uma acção de imersão e exploração de conceito, convida cerca de 50 hoteleiros seniores e juniores, para integrarem dois dias de workshops de inovação que procuram alcançar linhas orientadoras sobre o Hotel do Futuro (estávamos no ano de 2017). O objectivo é alcançado e revelador de que era urgente activar a portugalidade e o design português, entre outros desafios e necessidades que o sector apresentava.
Os Encontros #PortugalFazBem
Com os dados provenientes destas duas acções em mãos, nasce a vontade de criar este projecto que passa primeiramente por uma fase de investigação, compilação de informação e mapeamento já que pretendia medir o número de marcas que poderiam constar num novo Directório, e que tecido empresarial se iria efectivamente mapear. Nesta fase Joana Beirão actua sozinha e no exercício da sua actividade com arquitecta de interiores, colecionando e sistematizando a informação que se encontrava completamente dispersa. Em 2018 lança a versão Portugal Faz Bem 1.0 numa primeira landing page que anuncia um novo guia digital dedicado às marcas portugueses e em 2019 os primeiros Encontros Portugal Faz Bem com o objectivo de conhecer e ter um relacionamento mais próximo com criativos, marcas e a produção, de modo a entender melhor os seus relacionamentos empresariais.
Estes Encontros Portugal Faz Bem vinham a revelar-se um excelente meio de investigação, tiveram o seu pontapé de saída nas instalações da Fábrica das Startups, posteriormente servem para a criação da capa da Revista “As Vozes do Empreendedorismo Feminino“, seguindo-se uma parceria com a Roca Lisboa Gallery.
O feedback dos orados e da assistência foram desde logo muito positivos, e os Encontros passaram a ser regulares.
No decorrer desses Encontros e à medida que mais marcas foram fazendo parte do Directório, percebeu-se a tendência e o gosto pela valorização de tudo o que é autêntico e local, em contexto universal.
Forçando a análise e vontade de incluir no projecto um pilar ligado ao turismo (vivia-se o cenário muito claro e positivo do aumento deste mercado), foi óbvia a ideia de incluir uma dinâmica ligada ao Turismo Industrial, e surge a vontade de partir para a construção de Roteiros de visitação a espaços de artesãos, manufacturas e indústria, com o objectivo de criar experiências únicas e aumentar por um lado a notoriedade das marcas, e por outro proporcionar o alargamento do conhecimento geral sobre a produção do sector que inclui a construção, decoração, mobiliário e utensílios domésticos, entre outros que vale aproximadamente 26,3 mil milhões de euros em Portugal, representando cerca de 11% do VAB total do país.
Após algum tempo de maturação é consolidada a escolha pelo Design e Arquitectura, Produção Portuguesa e Turismo como os 3 pilares de actuação do projecto, para a promoção de Portugal através das suas marcas.
Para além do contacto com vários criativos e colegas de profissão e algumas Associações ligadas ao sector, é decidido aumentar o nosso conhecimento relativo aos dados e dinâmicas sobre o Turismo Industrial em Portugal e neste sentido, o Turismo de Portugal revela-se um parceiro muito importante, já que ao momento a Rede Nacional de Turismo Industrial português dava os seus primeiros passos. Desde logo, depois de conhecer o projecto a direcção da rede lança o convite de participação no 4.º Webinar do Turismo Industrial de Portugal que é aceite prontamente. Esta participação e envolvência com as várias acções do grupo, trás uma grande aprendizagem sobre este tipo de turismo, e permite validar a aposta.
A consolidação do modelo
Portugal Faz Bem 2.0 apresentou-se então como um novo portal de modelo de Subscrição com o objectivo de promover as Marcas Portuguesas através de um Directório mapeamento, e um conjunto de Eventos e Experiências de Turismo Industrial promovidas ao longo de todo o ano. Este modelo é trabalhado durante todo o confinamento por Covid19 de forma 100% digital, e posterior desconfinamento.
O propósito do portal Portugal Faz Bem é contribuir para a consolidação da uma comunidade que valoriza a qualidade do processo criativo e produtivo do que de melhor se faz em Portugal, e dar a conhecer numa estrutura acessível e organizada a portugalidade, através do design e do saber-fazer intrínseco nas marcas portuguesas. Ao apelar ao recurso a profissionais e produções locais, contribui para a sustentabilidade da indústria local e autêntica, e da economia do país, objectivos constituintes do Conselho Global de Turismo Sustentável e dos ODSs 2030 identificados pelas Nações Unidas em 2015, numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), espinha dorsal do actual modelo.
Ao longo de dois anos o Directório Portugal Faz Bem tem vindo a promover Fábricas e Manufacturas Industriais, através do mapeamento das Marcas Portuguesas e Histórias. Os 28 Encontros Portuga Faz Bem realizados ao longo deste tempo, têm vindo a estreitar relacionamentos através da realização de Conversas que envolvem a Criatividade, a Produção e o Turismo Industrial, dos quais fez também parte a 1ª Edição da Conferência Portugal Faz Bem 3Days Summit e que já incorporava explicitamente o termo Sustentabilidade. As Experiências Portugal Faz Bem consolidam a vontade de dinamização de iniciativas de Turismo Industrial, que estreitam ainda mais os laços criados nestas conversas.
Aleluia Cerâmicas, S.A.
Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
Com a ambição de dar consistência ao modelo explorado e o estender a outros sectores, é agora apresentada uma nova cara do portal, a versão Portugal Faz Bem 3.0 – um novo portal que promove não só as melhores Marcas Portuguesas, da Indústria à Manufactura portuguesa em diversas iniciativas já testadas, como também assume no seu mapeamento a revelação dos 17 Objectivos e “lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, num plano para o sucesso” (ODSs) que as marcas portuguesas integram. Neste novo Portugal Faz Bem à lista de marcas portuguesas mapeadas, juntam-se agora também Lojas e Locais de utilização no dia-a-dia e Visitas várias no âmbito do Turismo Industrial Vivo e de Património.
Os ODS foram pensados a partir do sucesso dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), entre 2000 e 2015, e pretendem ir mais longe, para acabar com todas as formas de pobreza. Esse é um mantra que as Marcas Portuguesas têm a obrigação de incorporar e Portugal Faz Bem quer identificar e valorizar.
A mobilização dos meios de implementação – dos recursos financeiros às tecnologias de desenvolvimento e transferência de capacitação – é também reconhecida como fundamental. Transformar esta visão em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas irá exigir também novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm um papel a desempenhar…” a que Portugal Faz Bem se quer juntar, e contribuir para a avaliação dos progressos do país. Por esta razão utilizaremos também um conjunto de indicadores globais na caracterização de cada marca e lugar, cujos resultados serão compilados em relatórios futuros.
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A Mentora
Joana Beirão é Arquitecta de Interiores, Design Thinker e Business Designer, com mais de 20 anos de experiência no mercado da construção e reabilitação.
Sempre viveu em Lisboa, mas as longas férias de verão eram passadas no campo, em propriedades da família, fazendo com que Joana valorizasse o conhecimento local e autêntico. Ao longo de toda a sua carreira, maioritariamente em território nacional, fez questão de preservar, reabilitar e resgatar tudo o que agora sabemos ter um valor único, no contexto universal em que vivemos – o que é português.
Em 2017 foi convidada pela direcção da Feira Internacional de Lisboa para criar um conceito integrador de novos espaços hoteleiros no mercado que abriam caminho à legislação do Alojamento Local no país, onde resultou o “Mais Português Hotel do Mundo” criado com recurso 100% made in Portugal e marcas portuguesas. Nesta criação de conceito e projecto muito bem sucedido, Joana tinha reunido uma boa parte das marcas portuguesas e identificado algumas oportunidades para o sector. O seu lado empreendedor deu origem ao que é hoje o Portugal Faz Bem.
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