O que eu dava para ter assistido…
Esta semana a comunidade criativa e a da alta costura estiveram de mãos dadas na principal Maison francesa para assistir a uma misancene incrível: uma instalação da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos!
Utilizando os 20 tecidos com que a marca vestiu os seus manequins que apresentaram a próxima temporada outono/inverno 2023-2024 e que recebe no seu atelier, a artista replica a Valquiria em mais uma das suas metamorfoses e cria “o” cenário de um dos momentos mais antecipados da semana de alta-costura: o desfile da Dior.
Sofisticada, muito texturada e colorida, e majestosa é como se pode descrever a instalação que molda o próprio percurso do perfil. O que não davam para terem estado presentes todos que acompanham e gostam do trabalho artístico de Joana Vasconcelos para assistir e presenciar o seu esplendor e sucesso, resultado do trabalho de uma grande equipa de artesãos e manufactores que orquestra nos seus 3500m2 de atelier, numa das zonas ribeirinhas de Lisboa.
Recebemos a notícia como tantos outros que não estavam presentes, já que foi partilhada pela artista na sua conta de Instagram, e mostrou coo tudo estava a acontecer num video onde é possível ver a grande peça criada para aquela que é considerada uma das marcas de luxo mais prestigiadas da indústria da moda.
Valkyrie Miss Dior
Valkyrie Miss Dior foi o nome escolhido para esta “grande escultura site-specific, têxtil e inteiramente feita à mão”, como a Joana Vasconcelos explica em entrevista concedida à CNN, e elaborada pela jornalista Maria João Avilez.
A instalação foi feita por medida para este desfile com o propósito de homenagear a irmã do costureiro, sendo um tributo a Catherine Dior, uma das musas do criador de moda Christian Dior e como tantas outras obras suas, mai uma vez se destaca pela escala e adaptação orgânica à ocasião. Valkyrie Miss Dior tem 24 metros de largura e sete metros de altura, e foi montada no Jardin des Tuileries, em Paris, local onde tudo aconteceu.
A diretora criativa da Maison salientou elogiou o trabalho da artista portuguesa afirmando que “Foi um sonho absoluto colaborar com a maravilhosa Joana Vasconcelos na instalação do desfile, uma viagem que começou há seis meses em Lisboa e foi revelada hoje.”
Siga o nosso conselho e não deixe de assistir à Entrevista concedida, e que também nos encantou.