O novo luxo conta histórias e a Loja do MNAC está cheia delas!

BEST PORTUGAL BRANDS

Artigo de Isabel Maria

A nova loja do MNAC apresenta um espaço renovado onde o luxo se cruza com o design e a emoção

Há uma nova ideia de luxo emergente, feita de tempo, de escuta e de significado. O mundo move-se para um ritmo mais consciente, onde o valor não se mede apenas pelo preço ou pela exclusividade, mas pela história que cada objecto transporta.

Loja do mnac

Na moda, nomes como Loro Piana ou Hermès celebram o tempo lento das matérias-primas raras, feitas para durar. No cinema, as biografias e documentários devolvem protagonismo às narrativas reais e as grandes marcas vestem actrizes com postura mais comum, como Dior e Fernanda Torres. Na arte, os processos artesanais voltam a ser exaltados, resgatando técnicas ancestrais. E no quotidiano, o consumo abrandado — o slow consume — ganha terreno, ao propor a troca do excesso pela escolha ponderada, pelo que tem alma, pelo propósito e a essência.

 

loja do mnac 4

Este novo luxo pede-nos para olhar para dentro, para o que é feito à mão, para o que tem herança e identidade. É esse luxo silencioso, nascido do tempo, da matéria e do saber fazer contemporâneo, que Portugal Faz Bem tem vindo a mapear — dando palco à produção portuguesa, da indústria à manufactura com maquinaria ou manual.

A parceria entre a Portugal Faz Bem e o Museu Nacional de Arte Contemporânea reforçou a sua dimensão depois de uma Call e uma nova inauguração, que nos fez suar.

Seguiu no press “O Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) ampliou a sua loja Art, Books and Living, dia 26 de Fevereiro. Com um espaço renovado e aumentado, onde pode doravante tomar um café d’A Brasileira, a loja valoriza a produção responsável e o design contemporâneo nacional, com curadoria de Portugal Faz Bem, o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e a parceria com o histórico café do Chiado.

Permitindo ao visitante um espaço de paragem e descanso e fruição, que amplia a experiência da visita ao museu, a renovação da loja do MNAC reflete o crescente interesse do público por produtos de design que são mais do que bonitos e funcionais, mas também produzidos de forma ética e sustentável. Das 170 candidaturas que responderam à Call dirigida a marcas, designers e artistas, foram selecionados os que melhor reflectem a excelência do design contemporâneo nacional e as boas práticas ecológicas no seu processo produtivo, valorizando a produção local e o uso de materiais sustentáveis.

Esta ampliação reforça o compromisso do MNAC com a cultura, o património e a economia sustentável, proporcionando aos visitantes a oportunidade de levar consigo objetos únicos e de impacto positivo. De referir ainda, que ao incluir design português na sua loja, desde 2023, o MNAC foi mapeado como um dos locais a visitar durante a Lisbon Design Week 2024 e a repetir em Maio de 2025.”

 

“Este projecto exaltante, fruto de um casamento de ideias entre o museu e a autoria do design de interiores que, com parcos recursos, devolveu vida a uma sala outrora vazia e esquecida cruza um ecléctico saber-fazer com a expressão artística, rica em design e contemporaneidade.”

 

Com 28 marcas portuguesas, de norte a sul e ilhas, entre nomes emergentes e consagrados, a loja afirma-se como uma montra viva do novo talento português. Cada objecto exposto transporta uma narrativa única, reflecte a riqueza da produção nacional e a pluralidade de autorias, numa selecção que procura surpreender e cativar diferentes perfis de visitantes. Do mobiliário da Blackcork, Dam, e Olaio à manualidade da Slow ou d’A Avó Veio Trabalhar, onde se reinventam matérias-primas seculares como a cortiça, passando pela sustentabilidade de sabonetes e velas ecológicas ou pelo reaproveitamento de desperdício têxtil em projectos sociais, cada peça revela um novo luxo — mais próximo, mais consciente e profundamente humano.”

 

Loja do mnac 2

 

Como afirma Joana Beirão, fundadora deste nosso Portugal Faz Bem, “a sustentabilidade e a identidade não são o futuro — são o agora do design e do consumo. Esta curadoria vai além de uma mera selecção de produtos — é um manifesto que liga a produção ao tempo, traçando um mapa do que de melhor se faz em Portugal.”

A renovada loja do MNAC mostra-se assim como um reflexo do espírito do seu tempo: um espaço onde o design português se afirma junto de quem todos os dias nos visita e procura saber quem nós somos, num novo modelo de parceria de curadoria de marca, que convida a conhecer e a consumir menos, mas melhor. Cada objecto transporta consigo uma ideia, e várias pessoas numa história e numa combinação que procura uma nova responsabilidade comprometida — ambiental, social e cultural. Um convite aberto à descoberta de um luxo mais consciente, onde o valor está no que se preserva, no que se transmite e no que se protege. Só temos de agradecer por ter conseguido fazer acontecer. Juntos!

É com muito orgulho que convidamos a visitar a renovada Loja do MNAC e descobrir parte do melhor do design contemporâneo português, onde cada peça é um testemunho da criatividade e do saber fazer do nosso tempo. Mas controle as expectativas, conseguimos tudo isto numa pequena sala agora ampliada para uma pequena antecâmara!

Obrigada a todos os que aderiram e confiaram no nosso convite!

Press release RENOVAÇÃO LOJA MNAC