Oficina 166 transmite amor através da tapeçaria

A Oficina 166 é uma marca portuguesa que se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente, e cria produtos de alta qualidade e design exclusivo.

Mas quem está por trás dessa marca tão comprometida com a ética e a responsabilidade social?

oficina166 2A resposta é a fundadora da Oficina 166, Diana Meneses Cunha. Diana é uma empreendedora com uma visão clara de que é possível criar uma marca de tapeçaria de sucesso. Apesar de demonstrar muita criatividade desde cedo, só aos 40 anos é que descobre a sua paixão pelos fios e pelo têxtil e inicia com as suas peças, a conquista de alguns dos melhores hotéis do país.

Foi em 2015 que sentiu necessidade de dar largas à sua criatividade e encontrou o que viria a ser o seu mundo, após ter aprendido a técnica de tapeçaria em tear com duas artistas australianas. Desde essa altura, desenvolveu a sua própria linguagem e estilo, dando um carácter contemporâneo e actual às suas peças, apesar de recorrer às técnicas ancestrais como a tapeçaria em tear, o macramé e o bordado.

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História

A história da Oficina 166 começa com uma mudança na vida de Diana, que trocou o trabalho na banca para se dedicar à criação artística a tempo inteiro. Sempre gostou do trabalho manual e, de forma autodidacta aprendeu a fazer ponto cruz, Tapetes de Arraiolos, bijuterias e costura. A decisão de criar a sua marca, em 2016, foi tomada poucos meses depois de aprender a técnica de tapeçaria, começando desde logo a criar portfólio com a marca Oficina 166.

Durante o primeiro ano além da criação de peças, a Diana organizou também workshops de tapeçaria, e no final de 2017 mudou o atelier da Oficina 166 de sua casa para um atelier maior, onde trabalhava com uma equipa de 2 pessoas a tempo inteiro.

oficina166 3As primeira peças

Foi em meados deste ano que Diana recebeu propostas para participar em dois projectos que, pela sua dimensão e tipo de cliente, serviram de alavanca para a marca: um stand de grandes dimensões todo em macramé para ser montado na Feira Heimtextil (na Alemanha) e 12 peças para o primeiro hotel nos Açores. No final desse ano abriu a Oficina 166 contratou as duas pessoas. No ano seguinte fez a sua primeira exposição individual na galeria do Museu da Carris, (com curadoria de Patrícia Pires de Lima) e em Julho de 2019 voltou a expor na loja de Design de Interiores Puracal, ambas em Lisboa.

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Hoje a Oficina 166 tem a sua marca em vários hotéis, restaurantes e até empresas, maioritariamente em Portugal, o que denota uma alteração da mentalidade das empresas pelo que se produz em Portugal neste âmbito, e recebe igualmente encomendas do estrangeiro.

Numa busca constante de novos materiais e com vontade de explorar novos designs, o seu portfólio vai desde tapeçarias decorativas (misturando as técnicas de tapeçaria e macramé), troncos e ramos grandes tecidos, a coleções de candeeiros, telas bordadas e mobiliário exterior utilizando corda náutica.

Técnicas e materiais

Cada peça que sai do atelier da marca Oficina 166 é única e normalmente mistura várias técnicas, indo assim ao encontro dos desejos dos clientes. De inspiração orgânica, o trabalho de Diana flui à medida que começa a tecer, com diferentes fios como lã, algodão, trapilho, ráfia e cordão de algodão para obter várias texturas, utilizando técnicas como a tapeçaria em máquina de tecer, bordados, crochê e macramê. Resultando em peças originais e contemporâneas, que refletem a constante busca por novos designs e materiais, e que se encaixam harmoniosamente nos espaços que as abrigam. Cada peça elaborada na Oficina 166 é única e tem a sua própria história, sendo que as peças de grande dimensão são já uma imagem da sua marca.

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Hoje, já no seu novo espaço de maiores dimensões, Diana recebe encomendas de particulares (quer portugueses, quer estrangeiros), mas na sua maioria os seus clientes são do ramo hoteleiro e restauração, arquitetos e designers de interiores e empresas. Podemos encontrar algumas das peças da Oficina 166 no bem conhecido Bairro Alto Hotel (Lisboa), no White Exclusive Suites & Villas (São Miguel, Açores), no Hotel Albatroz (Cascais), em vários pequenos hotéis pelo país e em restaurantes, quer em Portugal, quer no estrangeiro, tais como o Tsukiji do chef Paulo Morais em Lisboa, e o Blanco Knokke na Bélgica.

 

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Partilhar o conhecimento das várias técnicas a que recorre é também uma das suas missões no seu atelier, sendo que para tal realiza parcerias com outras áreas que levam os participantes a explorar o mais profundo do seu intimo criativo. É ao longo do ano que são organizados workshops, cursos e retiros criativos onde são abordadas as várias técnicas que explora.

A Oficina 166 é uma marca portuguesa referenciada no Mapa Portugal Faz Bem com todos os seus Contactos e Ficha Técnica. Conheça também quais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que a Oficina 166 elegeu como seus.

Pesquisa

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