Oficina 166 transmits love through the tapestry

A Oficina 166 é uma marca portuguesa que se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente, e cria produtos de alta qualidade e design exclusivo.

Mas quem está por trás dessa marca tão comprometida com a ética e a responsabilidade social?

oficina166 2A resposta é a fundadora da Oficina 166, Diana Meneses Cunha. Diana é uma empreendedora com uma visão clara de que é possível criar uma marca de tapeçaria de sucesso. Despite showing a lot of creativity from an early age,, only to 40 anos é que descobre a sua paixão pelos fios e pelo têxtil and starts with your pieces, winning over some of the best hotels in the country.

Was 2015 who felt the need to unleash his creativity and found what would become his world, after learning the loom tapestry technique with two Australian artists. Since that time, developed its own language and style, giving a contemporary and current character to your pieces, despite resorting to ancestral techniques such as loom tapestry, macramé and embroidery.

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História

A história da Oficina 166 começa com uma mudança na vida de Diana, que trocou o trabalho na banca para se dedicar à criação artística a tempo inteiro. Sempre gostou do trabalho manual e, de forma autodidacta aprendeu a fazer ponto cruz, Tapetes de Arraiolos, bijuterias e costura. A decisão de criar a sua marca, em 2016, foi tomada poucos meses depois de aprender a técnica de tapeçaria, começando desde logo a criar portfólio com a marca Oficina 166.

Durante o primeiro ano além da criação de peças, a Diana organizou também workshops de tapeçaria, e no final de 2017 mudou o atelier da Oficina 166 de sua casa para um atelier maior, onde trabalhava com uma equipa de 2 pessoas a tempo inteiro.

oficina166 3As primeira peças

Foi em meados deste ano que Diana recebeu propostas para participar em dois projectos que, pela sua dimensão e tipo de cliente, served as a lever for the brand: um stand de grandes dimensões todo em macramé para ser montado na Feira Heimtextil (na Alemanha) and 12 peças para o primeiro hotel nos Açores. No final desse ano abriu a Oficina 166 contratou as duas pessoas. No ano seguinte fez a sua primeira exposição individual na galeria do Museu da Carris, (com curadoria de Patrícia Pires de Lima) e em Julho de 2019 voltou a expor na loja de Design de Interiores Puracal, ambas em Lisboa.

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Today the Workshop 166 tem a sua marca em vários hotéis, restaurants and even companies, mostly in Portugal, which denotes a change in the mentality of companies due to what is produced in Portugal in this context, and also receives orders from abroad.

In a constant search for new materials and with a desire to explore new designs, its portfolio ranges from decorative tapestries (mixing tapestry and macrame), troncos e ramos grandes tecidos, a coleções de candeeiros, telas bordadas e mobiliário exterior utilizando corda náutica.

Técnicas e materiais

Cada peça que sai do atelier da marca Oficina 166 é única e normalmente mistura várias técnicas, indo assim ao encontro dos desejos dos clientes. De inspiração orgânica, o trabalho de Diana flui à medida que começa a tecer, com diferentes fios como lã, algodão, trapilho, ráfia e cordão de algodão para obter várias texturas, utilizando técnicas como a tapeçaria em máquina de tecer, bordados, crochê e macramê. Resultando em peças originais e contemporâneas, que refletem a constante busca por novos designs e materiais, e que se encaixam harmoniosamente nos espaços que as abrigam. Cada peça elaborada na Oficina 166 é única e tem a sua própria história, sendo que as peças de grande dimensão são já uma imagem da sua marca.

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Today, já no seu novo espaço de maiores dimensões, Diana recebe encomendas de particulares (quer portugueses, quer estrangeiros), mas na sua maioria os seus clientes são do ramo hoteleiro e restauração, arquitetos e designers de interiores e empresas. Podemos encontrar algumas das peças da Oficina 166 no bem conhecido Bairro Alto Hotel (Lisboa), no White Exclusive Suites & Villas (São Miguel, Azores), no Hotel Albatroz (Cascais), em vários pequenos hotéis pelo país e em restaurantes, quer em Portugal, quer no estrangeiro, tais como o Tsukiji do chef Paulo Morais em Lisboa, e o Blanco Knokke na Bélgica.

 

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Partilhar o conhecimento das várias técnicas a que recorre é também uma das suas missões no seu atelier, sendo que para tal realiza parcerias com outras áreas que levam os participantes a explorar o mais profundo do seu intimo criativo. É ao longo do ano que são organizados workshops, cursos e retiros criativos onde são abordadas as várias técnicas que explora.

Oficina 166 is a Portuguese brand referenced in Map Portugal does well with all its contacts and technical details. Conheça também quais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que a Oficina 166 elegeu como seus.

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